Fapeam participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas

No Estado, o evento ocorre nos dias 6 e 7 de novembro, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira

As pesquisas desenvolvidas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) estão sendo apresentadas por meio de vídeos no estande da Fundação durante a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No Estado, o evento ocorre nos dias 6 e 7 de novembro, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, bairro Flores, zona sul de Manaus. O estande da Fapeam também conta com jogos lúdicos como o da memória, que estimula a mente e a atenção do público.

Segundo o secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), João Prestes Schneider, não existe desenvolvimento e nem avanço social sem ciência e tecnologia no Brasil. “Acredito que a disseminação da informação através da internet está fazendo que todo mundo comece a se preocupar mais com a Ciência, Tecnologia e Inovação. A área científica é a que mais tem avançando na frente de outras áreas, o avanço é gigantesco. Para acompanhar isso, a pessoa tem que estudar, se atualizar e isso está ocorrendo no Brasil o que significa que estamos no bom caminho”, disse.

Para o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, os eventos científicos são importantes por permitirem a aproximação da ciência com a população. Segundo ele, a atividade possibilita que as pessoas conheçam as pesquisas e trabalhos desenvolvidos no Estado no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e saibam que há pessoas trabalhando em prol da melhoria da qualidade de vida delas. “Um dos trabalhos desenvolvidos pela Fapeam é o de fazer com que as ações da Fundação, para alavancar o cenário de CT&I no Amazonas, sejam cada vez mais conhecidas pela sociedade. A Fapeam além de promover a produção da ciência dentro da academia também tem o viés da formação de recursos humanos”, disse.

Visitantes – A estudante Geovana Linny, 15 anos, conta que essa é a primeira vez que participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ela afirma que a experiência é positiva, principalmente, pela oportunidade de conhecer tanta coisa nova.

Para Maria Eduarda Araújo, 13 anos, cada estande visitado no evento é um novo conhecimento adquirido. “Essa é a primeira vez que participo do evento, mas tem sido bem interessante a experiência. Estamos conhecendo vários projetos de pesquisa como os dos alunos e bolsistas do PCE”, conta a estudante.

SNCT – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação (SNCT) já é um evento consolidado e promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, que tem como principal meta a difusão das ações de ciência e tecnologia no meio estudantil e comunidade em geral. Durante o evento no Amazonas participam 31 instituições, 54 estandes, 10 startups participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Conforme a organização do evento, exposições, feiras temáticas e palestras estão incluídas na programação. A edição deste ano estima receber cerca de 10 mil pessoas.

FOTO: DIVULGAÇÃO/FAPEAM