27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Fapeam participa de Fórum Nacional do Confap em Vitória

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está participando do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações (Confap), que iniciou no dia 29 de agosto, em Vitória, no Estado do Espírito Santo. Durante o evento, que encerra nesta sexta-feira (31 de agosto), deverão ser formalizados pelo Confap termos de cooperação internacional que possam oportunizar a internacionalização da ciência brasileira.

O Fórum reúne os presidentes e diretores das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados da federação, além de representantes de agências federais de fomento, ministérios da administração pública, e de organismos internacionais, que são parceiros do Confap, no crescimento de atividades que visam estimular o avanço da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no país.

Segundo o diretor-presidente da Fapeam, Edson Barcelos, o fórum trouxe temas importantes para o desenvolvimento da CT&I no país e, principalmente, para o Amazonas. O encontro também possibilitou o fortalecimento de parcerias em nível internacional e nacional para o Amazonas.

“Durante este fórum, debatemos sobre a cooperação internacional e as oportunidades de internacionalização das ações do Confap. O Equilíbrio entre pesquisas básicas e pesquisas aplicadas, com maiores e melhores entregas pra sociedade, além da inovação e empreendedorismo” contou.

A programação do evento conta com mesas-redondas para promover os debates sobre regionalização, desenvolvimento e possibilidades de cooperação, incluindo ainda a apresentação do status com as parcerias nacionais e internacionais, discussões internas entre os Estados e visita ao Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (CPID).

O Fórum está sendo realizado e organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

FOTO: DIVULGAÇÃO/FAPEAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui