Amazonas Notícias

Fapeam recebe homenagem especial da Assembleia Legislativa pelos 20 anos de apoio à CT&I  

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelos seus 20 anos de atuação. Pioneira na região Norte, a Fapeam se destaca no Brasil pelos avanços e conquistas que fortalecem o Sistema Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I), por meio do fomento a projetos científicos e apoio à formação de recursos humanos nas diversas áreas do conhecimento. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira (23/05), no plenário Ruy Araújo, na sede do poder legislativo estadual.

A sessão especial presidida pela autora da proposta, deputada estadual Joana Darc (União Brasil), foi marcada por emoção e lembranças de conquistas de mestres, doutores e discursos afinados de convidados, em reconhecimento à Fapeam pelo apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo do Amazonas. 

Ex-gestores da Fundação foram agraciados com certificados em reconhecimento ao trabalho desempenhado para crescimento da instituição. Foram eles: Maria Olívia de Albuquerque Simão e Edson Barcelos da Silva.

Na ocasião, Joana Darc entregou à diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, placa comemorativa para a Fundação pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas com o fomento à pesquisa básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico e experimental, ao longo dos seus 20 anos de existência.  

Márcia Perales destacou que é quase impossível imaginar o mundo sem a contribuição da ciência, que tem sido a grande mola propulsora das transformações societárias, tecnológicas, produtivas, culturais, entre outras. 

Ela também enfatizou o trabalho desenvolvido pela Fapeam ao longo de 20 anos, no cumprimento de sua missão e para a consolidação do Sistema de CT&I do Amazonas, além do fomento ao desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos da educação básica ao pós-doutorado, e apoio à infraestrutura de laboratórios, tanto na capital quanto no interior do estado.  

“O reconhecimento público da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas é super importante pelo trabalho desempenhado pela Fapeam, e a consolida como instituição em franca expansão que contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado”, destacou Márcia Perales. 

Joana Darc falou da importância das pesquisas apoiadas pela Fapeam nas diversas áreas do conhecimento, principalmente nas áreas da saúde e educação.  

“Eu fui pesquisar o trabalho feito por esta fundação e fiquei impressionada, posso até dizer que fiquei apaixonada pelos projetos. É inegável que se teve um investimento considerável na Fapeam. Vejo que é um governo que tem olhado para esse segmento”, frisou a deputada. 

O secretário de Governo do Amazonas, Sérgio Litaiff Filho, representou o governador Wilson Lima na sessão, em sua fala discorreu sobre a importância da Fapeam pelo trabalho de excelência no fomento à ciência, tecnologia e inovação, além da formação de profissionais altamente qualificados, ao longo dos seus 20 anos. “É gratificante ver o alcance da Fapeam pelo trabalho desenvolvido. Desejo vida longa à instituição”, completou. 

Além da deputada Joana Darc, da diretora-presidente Márcia Perales Mendes Silva, de Sérgio Litaiff, a  mesa foi composta também pela pró-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adriana Malheiro, pelo representante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Roberto Sanches, pelo reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Cavalcante Alves, por Stefanie Lopes – diretora substituta do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), pelo chefe geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Rabelo Cordeiro, por Beatriz Teles – do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por Celso Santos – da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (FeComercio-AM), e por Cláudio do Carmo Chaves – da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati). 

Investimento e conquistas 

A atuação do Governador Wilson Lima em apoio à CT&I no Amazonas foi reconhecida em todos os discursos. Nos últimos anos foram investidos recursos do tesouro estadual de quase de R$ 500 milhões em ações voltadas para o fortalecimento da ciência, esses recursos impactaram na oferta de quase 100 programas, de 2019 ao primeiro trimestre de 2023, todos disponibilizados por meio de editais, resoluções e chamadas públicas com o objetivo de fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na capital e no interior, em áreas estratégicas para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do estado, além de investir fortemente na formação de recursos humanos altamente qualificados. 

Desde janeiro do ano passado, as bolsas pagas a pesquisadores pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, foram reajustadas em percentuais que variam de 10% a 50%. O aumento no valor das bolsas beneficia professores e estudantes da educação básica, estudantes de graduação, de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de cientistas que desenvolvem projetos de pesquisa e de inovação tecnológica no estado. 

O apoio irrestrito à formação de recursos humanos altamente qualificados coloca o Amazonas como Estado que mais investe, com recursos próprios, na formação de pessoal com bolsas de estudo. Em 2020 e 2022, duas vezes consecutivas, o Amazonas ocupou o topo desses investimentos, segundo o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).  

A Fapeam também alinha sua atuação com o Plano Plurianual 2020-2023 do Governo do Estado, à Agenda 2030 Brasil, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às necessidades estratégicas para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo do Amazonas. 

Criação 

Em 21 de maio de 2003, o Decreto nº 23.420, instituiu a Fapeam com a natureza jurídica de fundação pública, integrada à Administração Indireta do Poder Executivo, com autonomia administrativa e financeira, sede e foro na cidade de Manaus e jurisdição em todo o território do Estado do Amazonas 

Durante a solenidade, também foi apresentado vídeo institucional da Fapeam, com informações relevantes sobre o trabalho da Fundação, suas linhas de ação e conquistas alcançadas nos últimos anos. 

FOTOS: Érico Xavier/FAPEAM

Relacioandos