Fapeam recebe propostas para Programa de Desenvolvimento Científico Regional para pesquisadores

Propostas devem ser enviadas até o dia 5 de novembro por meio do sistema online da Fapeam

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em cooperação com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou edital referente ao Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR/AM) – Fluxo Contínuo.

O edital é destinado a pesquisadores que estejam desvinculados do mercado de trabalho, que deverão apresentar propostas de pesquisa ao programa de apoio à fixação de doutores em instituições de ensino superior e/ou pesquisa, institutos de pesquisa, empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento, localizadas no estado do Amazonas que atuem em investigação científica ou tecnológica.

Conforme o edital, entre os benefícios concedidos pelo CNPq está à bolsa DCR, pelo período de até 36 meses, cujo valor e critérios de enquadramento são estabelecidos pelas normas CNPq. Já a Fapeam concederá auxílio-pesquisa (capital e custeio) no valor de até R$ 40 mil destinados ao fortalecimento da infraestrutura da pesquisa, aquisição de equipamentos e material de consumo de acordo com a necessidade do projeto. Além de duas bolsas de Apoio Técnico (AT), níveis I ou II com vigência máxima de até 36 meses quando solicitadas no momento de apresentação da proposta.

Propostas – As propostas completas também deverão ser apresentadas em Formulário online via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br. Para acessar o formulário o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados.

Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do Formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao sistema SIGFapeam. As propostas devem ser enviadas até o dia 5 de novembro de 2018.

Requisitos – Para participar, os pesquisadores precisam de ter título de doutor; estar desvinculado do mercado de trabalho no momento da implementação; não ser beneficiário de bolsa de qualquer outra instituição, nacional ou internacional, durante a vigência da bolsa DCR; estar cadastrado no sistema SIGFapeam; possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; dedicar-se integralmente às atividades previstas no projeto; estar adimplente com a Fapeam, no momento da apresentação da proposta, além de verificar no edital em que modalidade de titulação se enquadra para submeter à proposta.