27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

FCecon e Cetam dão início à primeira Especialização em Enfermagem Oncológica do Amazonas

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), órgão da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizam, de forma pioneira no Amazonas, a primeira Especialização Técnica em Enfermagem Oncológica.

A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (17), no auditório da FCecon. A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Torres, ressaltou que, no curso, os técnicos em Enfermagem poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas. “Vamos abrir espaços da Fundação para que os alunos possam aprender, na prática, como funciona o atendimento oncológico. Com isso, esperamos que no futuro muitos possam fazer parte da nossa instituição e colaborarem para os atendimentos que são realizados aqui”, afirmou.

A diretora acadêmica do Cetam, Arlene Bonfin, destacou a parceria do centro com a Fundação Cecon e a importância de um curso voltado para essa área. “O Cetam e a FCecon já possuem um casamento duradouro, em iniciativas e projetos voltados para cursos técnicos na área da saúde. Essa especialização em Enfermagem Oncológica vem para agregar conhecimento e técnicas que serão utilizadas no dia a dia da fundação e temos o grande prazer em fazer parte dessa especialização”, frisou.

Também participaram da aula inaugural o diretor da Escola de Educação Profissional Francisca Saavedra do Cetam, Salatiel Gomes; a gerente de Oncologia Clínica da FCecon, médica Gilmara Resende; a coordenadora do Serviço de Quimioterapia, enfermeira Edilene Duarte; e o chefe do Departamento de Enfermagem, Tereza Furtado.

O curso inclui 120h de estágio supervisionado dentro da FCecon, capacitando 40 técnicos em Enfermagem. A especialização tem como foco formar recursos humanos em oncologia, capazes de suprir a necessidade de profissionais na área de saúde, em especial, no atendimento a pacientes oncológicos, desde a prevenção e promoção da saúde, aos cuidados de alta complexidade, em serviços como quimioterapia e radioterapia.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui