27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

FCecon fará mutirões de cirurgias urológicas todos os meses em 2020

A partir deste mês de janeiro, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) vai realizar mutirões de cirurgias urológicas todos os meses no ano de 2020, antecipando os procedimentos e reduzindo a fila de espera. A primeira ação ocorre neste sábado (11/01), beneficiando seis homens com tumores na próstata, bexiga, rins, testículo e pênis.

O reforço nas cirurgias tem o objetivo de antecipar os procedimentos, melhorando o prognóstico dos pacientes. “Quanto mais cedo se inicia o tratamento, seja com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, melhores são as chances de cura dos nossos pacientes. Nossa intenção com esses mutirões é dar melhor qualidade de vida e um tratamento mais rápido a quem é atendido na Fundação Cecon”, afirma o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Em 2019, somente durante a campanha Novembro Azul, foram realizadas três ações deste tipo, antecipando cirurgias urológicas e atendendo homens do público em geral em consultas com urologistas. Além destes, foram realizados também no ano passado mutirões de reconstrução mamária, de conização e de procedimentos para diagnosticar casos de câncer de mama.

Como vai funcionar – A cada mês, serão realizados dois mutirões com cirurgias urológicas, aos sábados. “Vamos fazer procedimentos diversos dentro do universo da uro-oncologia. São tumores renais, câncer de próstata, câncer de bexiga, câncer de testículo, câncer de pênis, que serão selecionados para os mutirões”, explica o chefe do serviço de Urologia da FCecon, urologista George Lins.

Primeiro mutirão – O primeiro mutirão realizado pela Fundação Cecon em 2020 será neste sábado (11/01), atendendo seis pacientes. Dois cirurgiões urologistas, dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem vão se revezar nos procedimentos cirúrgicos, segundo a gerente do Centro Cirúrgico, enfermeira Graça Maria Gondim. No outro sábado (18/01) é a segunda ação do mês, com outras seis pessoas.

Serão realizadas nefrectomias (remoção cirúrgica de rim), prostatectomias (retirada total da próstata), ressecção de tumor na bexiga e próstata e orquiectomia, que é a cirurgia para remoção dos testículos.

Antecipação – As ações são oportunidade para antecipar as cirurgias dos pacientes e reduzir o tempo de espera. “O ganho para esses homens é poder realizar logo a cirurgia e reduzir a fila pelo procedimento na especialidade de Urologia, que realiza toda semana cerca de cinco cirurgias na FCecon”, afirma a enfermeira.

Acompanhamento – Após as cirurgias, os pacientes continuam o acompanhamento em consultas urológicas no Ambulatório da Fundação Cecon e podem fazer quimioterapia e radioterapia, a depender do caso.

FOTO: Divulgação/FCecon

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui