28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

FCecon lança cartilha com orientações sobre cirurgia de conização

Pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) que irão passar pela conização – pequena cirurgia para a retirada de lesões em forma de cone no colo do útero – agora contam com uma cartilha para esclarecer dúvidas sobre esse tratamento. O material está disponível para download no site da Fundação.

O material didático foi produzido pelo serviço de Ginecologia da FCecon, referência na região Norte no tratamento de câncer. A necessidade pela cartilha surgiu devido à desinformação e medo em que as pacientes chegam à triagem do hospital e ao próprio médico ginecologista.

“Muitas mulheres chegam com dúvidas sobre o tratamento, com medo, e a grande maioria já pensa ser portadora de câncer de colo de útero. Comumente, é necessário recorrer ao serviço de Psicologia para dar suporte a essas pacientes, que se apresentam extremamente ansiosas”, salientou a ginecologista da FCecon, Mônica Bandeira, idealizadora da cartilha.

Conforme Mônica Bandeira, a cartilha contém informações sobre a prevenção do câncer de colo de útero – doença 100% evitável –, como ele acontece, o que é conização, em que é local do hospital é realizada e como é feita, qual o tipo de anestesia, e orientações importantes sobre o pré e pós-operatório.

O material didático, salientou a médica especialista, também destaca a importância da vacina contra o Papilomavírus humano (HPV) em meninas de 9 aos 14 anos e em meninos de 11 aos 14 anos, o uso de camisinha nas relações sexuais, o exame preventivo anual, para as mulheres que já iniciaram a vida sexual.

Março Lilás – As cores e o visual foram inspirados no “Movimento Estadual Março Lilás” de prevenção ao câncer de colo do útero, cujo objetivo é alertar a população feminina sobre os cuidados com esse tipo de câncer, que é o mais acomete e mata as mulheres no Amazonas.

Foto: Divulgação/Fcecon

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui