As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

FCecon lança cartilha com orientações sobre cirurgia de conização

Pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) que irão passar pela conização – pequena cirurgia para a retirada de lesões em forma de cone no colo do útero – agora contam com uma cartilha para esclarecer dúvidas sobre esse tratamento. O material está disponível para download no site da Fundação.

O material didático foi produzido pelo serviço de Ginecologia da FCecon, referência na região Norte no tratamento de câncer. A necessidade pela cartilha surgiu devido à desinformação e medo em que as pacientes chegam à triagem do hospital e ao próprio médico ginecologista.

“Muitas mulheres chegam com dúvidas sobre o tratamento, com medo, e a grande maioria já pensa ser portadora de câncer de colo de útero. Comumente, é necessário recorrer ao serviço de Psicologia para dar suporte a essas pacientes, que se apresentam extremamente ansiosas”, salientou a ginecologista da FCecon, Mônica Bandeira, idealizadora da cartilha.

Conforme Mônica Bandeira, a cartilha contém informações sobre a prevenção do câncer de colo de útero – doença 100% evitável –, como ele acontece, o que é conização, em que é local do hospital é realizada e como é feita, qual o tipo de anestesia, e orientações importantes sobre o pré e pós-operatório.

O material didático, salientou a médica especialista, também destaca a importância da vacina contra o Papilomavírus humano (HPV) em meninas de 9 aos 14 anos e em meninos de 11 aos 14 anos, o uso de camisinha nas relações sexuais, o exame preventivo anual, para as mulheres que já iniciaram a vida sexual.

Março Lilás – As cores e o visual foram inspirados no “Movimento Estadual Março Lilás” de prevenção ao câncer de colo do útero, cujo objetivo é alertar a população feminina sobre os cuidados com esse tipo de câncer, que é o mais acomete e mata as mulheres no Amazonas.

Foto: Divulgação/Fcecon

você pode gostar também