Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

FCecon participa de congresso sobre sistema de coleta, gerenciamento e armazenamento de dados para pesquisa

Servidores da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participam, até esta sexta-feira (05/03), do 2º Congresso Latino-Americano e Brasileiro do REDCap (REDCapCon), sistema de captura e armazenamento de dados voltados para pesquisa. A FCecon estuda implantar a plataforma.

O congresso reúne pesquisadores e administradores do REDCap de diversas instituições nacionais e internacionais, sendo uma oportunidade de troca de experiência de usuários da plataforma.

O REDCap é um sistema de coleta, gerenciamento e armazenamento de dados voltados para pesquisa, utilizado em grandes centros no mundo inteiro, que fazem pesquisa em seus institutos de assistência à saúde.

“Temos vários modelos de grande sucesso em hospitais de referência, como o AC Camargo e o Hospital do Amor, de Barretos. São institutos que, dentro da assistência, desenvolvem pesquisa e essa ferramenta contribuiu enormemente para aplicação, com a funcionalidade de acesso a dados com segurança, com precisão, com velocidade, com cuidado e segurança do dado, respeitando as normas de proteção de dados”, destaca a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP) da FCecon, farmacêutica-bioquímica Kátia Luz Torres.

Segundo Torres, a FCecon quer implantar a ferramenta e está estudando as demandas que o sistema exige, especialmente a infraestrutura. No Amazonas, o sistema já é utilizado pela Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Aprimorar – Um dos objetivos para uso do sistema é aprimorar a qualidade dos dados que são coletados dentro da Fundação. “O REDCap dá essa qualidade nos dados, na forma como eles são coletados. É sair do manual para algo eletrônico, que vai dar maior segurança na forma como esses dados são coletados, gerenciados e armazenados”, explica a pesquisadora da FCecon, enfermeira Leidiane Mendes Cacciola.

Ciência – O evento on-line, que iniciou na quarta-feira (03/03) e se encerra nesta sexta (05/03), tem como tema central “Inovações e Tendências na Ciência de Dados aplicada à Pesquisa Científica em Saúde”.

A pesquisadora da FCecon, farmacêutica-bioquímica Valquíria Martins, destaca a participação dos servidores da Tecnologia da Informação da Fundação no congresso. Segundo ela, a discussão se baseia em mostrar a viabilidade da instalação, o que é necessário e como aplicar, além da estrutura e softwares para o uso da plataforma.

“É algo muito positivo para a Fundação ter, de maneira prática, em mãos, a busca de dados consolidada. Deixamos de usar papel e, de forma muito rápida e dinâmica, temos dados robustos e bem guardados, com uma análise de dados mais simplificada”, afirma Martins.

Acervo – Com a implantação do REDCap, que se almeja fazer na FCecon, espera-se ter um histórico de projetos de pesquisa. “Com a implantação do sistema, poderemos construir o acervo de projetos científicos da DEP, o que ajudará as próximas gerações de pesquisadores”, avalia o gerente da Tecnologia da Informação da FCecon, Luiz Vinhote, que participa do congresso.

FOTO: Divulgação / FCecon

-publicidade-