24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

FCecon recebe serviço de sanitização

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, neste sábado (20/02), serviço de desinfecção técnica e sanitização contra o novo coronavírus. Esta é mais uma ação da gestão da instituição, que adotou vários protocolos durante a pandemia de Covid-19.

A tecnologia, chamada de quaternário de amônia quinta geração, é a mesma adotada em outros estados Brasileiros e até mesmo fora do país. O produto combate vírus, bactérias, fungos e ácaros, e o serviço foi realizado pela empresa Eficaz Control em forma de doação.

Segundo a responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da FCecon, enfermeira Glauciane Neves, a aplicação do produto garante mais segurança hospitalar aos pacientes e profissionais de saúde.

“Quando se pulveriza o material em um ambiente fechado, acaba-se criando uma película protetora. Quando alguém contaminado coloca a mão ou tosse no local, o vírus não se mantém vivo naquela superfície”, explica Neves.

O serviço de sanitização realizado neste sábado atende principalmente as dependências da FCecon onde é realizado atendimento a pacientes. O hospital possui áreas exclusivas para pacientes oncológicos diagnosticados com a Covid-19. Os leitos clínicos, de sala rosa e vermelha e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são locais específicos para os pacientes acometidos pela doença viral, obedecendo a diversos protocolos de segurança.

Medidas – Desde o início da pandemia, a FCecon adotou medidas para combater o novo coronavírus no ambiente hospitalar, como a instalação de novos dispensadores de álcool gel, mais pias para a lavagem das mãos com água e sabão, sinalização para manter o distanciamento social, aumento da oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores, implantação de teste de Covid-19 para os pacientes que passarão por cirurgia, dentre outras.

FOTO: Laís Pompeu/FCecon

spot_img