25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

FCecon reúne-se com Conselho de Secretários de Saúde para debater projeto ‘Ver e Tratar o Colo Uterino’

A direção da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), recebeu, nesta terça-feira (14/5), o secretário de Saúde de São Gabriel da Cachoeira e representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM). Na pauta, a inclusão do projeto “Ver e tratar o colo uterino” na programação do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas de 2019.

Conforme o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gérson Mourão, a participação da Fundação no Congresso de Secretários de Saúde é uma oportunidade para que os gestores compreendam a importância do “Ver e tratar o colo uterino”, e ajudem na articulação do movimento em seus respectivos municípios. “Nossa intenção é dar uma resposta rápida à população sobre o problema do câncer de colo uterino, em curto espaço de tempo”, pontuou.

Diálogo – Durante a reunião, a médica ginecologista da FCecon, Mônica Bandeira, apresentou os números elevados de casos de câncer de colo uterino no Amazonas e falou sobre a necessidade de sensibilizar os secretários de saúde municipais para a questão. “Queremos conversar com os gestores para apresentar o projeto ‘Ver e tratar o colo uterino’ para, assim, contar com a parceria para a interiorização da ação”, pontuou.

Segundo a médica especialista, o projeto “Ver e tratar o colo uterino” tem como objetivo possibilitar a prevenção de um câncer que é 100% evitável. Ela explicou que o projeto é uma forma de evitar o deslocamento das mulheres portadoras de lesões à capital, uma vez que serão realizados mutirões permanentes nos municípios polos a cada seis meses, como em Itacoatiara, Borba, Manacapuru, Tabatinga, Parintins, Tefé e Coari.

Unir forças – O secretário de Saúde de São Gabriel da Cachoeira, Fábio Sampaio, destacou que a reunião é o ponto de partida para agregar todos os secretários municipais na luta contra o câncer de colo uterino, além de colocá-los a par das questões relacionadas à regionalização do atendimento, levantamentos epidemiológicos, entre outras.

“Acreditamos que o projeto ‘Ver e tratar o colo uterino’ veio no momento certo, porque descentraliza o diagnóstico precoce, possibilita a prevenção e o tratamento do câncer. O Congresso de Secretários será um momento para unirmos forças, com o apoio de todos e da Susam, para fortalecer e melhorar a abordagem no combate ao câncer de colo uterino”, reforçou Sampaio.

Participaram da reunião, respectivamente, a secretária executiva e a apoiadora técnica do Cosems, Moana Fialho e Romina Brito.

Agenda – O Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas de 2019 será realizado no período de 27 a 30 de maio, no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital), no Hotel Amazon Acquapark.

FOTO: Divulgação/Susam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui