27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

FCecon tem prestação de contas aprovada pelo Conselho Consultivo da instituição

O Conselho Consultivo da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), aprovou, por unanimidade, o Relatório Anual de Gestão e Prestação de Contas referente ao ano de 2020 (RAG 2020), nesta segunda-feira (29/03), em reunião virtual. A atividade segue o regimento interno da Fundação, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 31.951 de 2010.

Participaram da reunião o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão; o diretor técnico, cirurgião Marco Antônio Rocha; a diretora administrativo-financeira, enfermeira Nilda Maria da Silva; e representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).

Atendimento mantido – Um dos destaques da reunião foi a realização de 888 mil procedimentos em serviços ambulatoriais e mais de 27 mil procedimentos hospitalares durante 2020, ano de surgimento da pandemia de Covid-19 no Amazonas.

“Mesmo com o aparecimento da Covid-19, nós conseguimos cumprir metas e manter o atendimento na Fundação Cecon. Realizamos mais de 888 mil procedimentos em serviços ambulatoriais. Foram 77 mil consultas, 2.300 cirurgias e mais de 50 mil procedimentos de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos”, disse o diretor-presidente Gerson Mourão.

O mastologista também destacou outros avanços conquistados em 2020: zerada a fila de espera para tratamento de radioterapia; inauguração de dez novos leitos, ampliando a oferta de quimioterapia infusional; entregas de resultados de biópsias de 2.700 peças anatômicas, referentes ao período de 2012 a 2017, atendendo à Ação Civil Pública nº 0635826-57.2017.8.04.0001; e o acordo de cooperação entre a SES-AM e o Corpo de Bombeiros, com fornecimento de mão de obra de profissionais de saúde para a FCecon, ampliando atendimentos no Centro Cirúrgico Ambulatorial, Oncologia Clínica, Patologia, dentre outros.

Medidas – Os atendimentos e tratamentos foram possíveis durante o ano de pandemia graças a ações de enfrentamento à Covid-19 adotadas pela gestão da FCecon, como a implantação de fluxos para o atendimento de pacientes oncológicos com Covid na Urgência, quarto andar e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e protocolos de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais de saúde da unidade.

Outra medida foi a implementação de testagem rápida para Covid de todos os pacientes que passariam por cirurgia.

Relatório – O Relatório Anual de Gestão, aprovado pelo Conselho Consultivo, será enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

FOTO: Laís Pompeu/FCecon

spot_img