26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Feira Amazonense de Matemática bate recorde brasileiro de trabalhos apresentados

Estudantes da rede pública estadual já apresentaram mais de mil trabalhos. Coordenadoria Distrital de Educação (CDE 1) realizou etapa nesta quinta-feira (29)

Mais de mil trabalhos sobre Matemática e suas aplicações foram apresentados por estudantes da rede pública do Estado, somente neste ano. O recorde eleva a Feira Amazonense da disciplina como a maior do Brasil, em quantidade de trabalhos e pessoal envolvido.

Os dados foram confirmados pelo coordenador-geral do evento, Francisco Feitosa, nesta quinta-feira (29), durante a abertura da seletiva da Feira de Matemática 2019 – etapa Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE 1) de Manaus -, no Centro de Convivência do Idoso Aparecida.

“Os números são a consequência das parcerias entre as Universidades Federal do Amazonas (Ufam), do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM). Estamos orgulhosos por este feito e continuaremos o trabalho em conjunto para alcançar resultados ainda melhores”, ressaltou Feitosa.

Matemática e artes – O professor Bibiano Filho, secretário executivo adjunto da Capital, afirmou que os dados refletem a riqueza de talentos, não apenas dos que gostam da área, mas de Artes em geral. Para ele, a teoria da sala de aula foi bem demonstrada na aplicação prática.

“São trabalhos manuais feitos e apresentados pelos estudantes, desde a primeira etapa, dentro das escolas, até a Feira. Isso nos enche de orgulho e alegria e esperamos que, em 2020, também tenhamos novos medalhistas em olimpíadas internacionais de Matemática, como aconteceu este ano”, reiterou o secretário.

Um dos exemplos vem dos alunos do Instituto de Educação do Amazonas (IEA): Letícia Aparecida, Eliana de Castro, João Lucas e Sahel Nunes demonstraram, de forma visível e tátil, o resultado de “Construindo o saber: brincando com a geometria no IEA”. Eles construíram polígonos com doces e palitos de dente.

Pioneirismo – Letícia é a primeira da sua família que participa de uma feira estudantil. Ela está no 6º ano e contou que é a única “com estudo”. “Fiquei muito nervosa durante a Feira, porque sei do privilégio que tenho na minha família. Além disso, fomos selecionados dentre 45 da nossa turma para representar nossas escola. É uma responsabilidade especial!”, assinalou.

A equipe do IEA criou e montou diversos polígonos, apresentando o que são, como calcular e quais os profissionais de outras áreas que os utilizam – além da própria Matemática – como Astronomia, Engenharia Mecânica e Arquitetura.

Parceria – Segundo o coordenador Distrital de Educação, Adson Cordeiro, o evento é uma forma de valorizar os talentos. “Mostrar para a comunidade, incluindo pais e outros colegas estudantes, é uma maneira a mais de reconhecer e enaltecer os resultados de sala de aula, tanto dos alunos quanto de todo o corpo discente das escolas”, ressaltou.

Próximos passos – O evento da CDE 1 é uma das etapas para a Feira Amazonense de Matemática, que acontece em setembro, quando serão apresentados experiências de todas as escolas públicas do Estado, em evento no Largo São Sebastião.

FOTO: EDUARDO CARVALHO/SEDUC

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui