27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Feira auxilia jovens na escolha da futura profissão

Um dos dilemas mais comuns vivenciados pelos jovens é a escolha da profissão. Em Manaus, a Feira Norte do Estudante (FNE) é uma alternativa para quem está enfrentando este processo e busca informações sobre cursos superiores, faculdades, intercâmbio, carreira e mercado de trabalho. O evento chega à nona edição entre os dias 26 e 28 de setembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções. O acesso será gratuito e para participar, basta fazer a inscrição no site: www.feiranortedoestudante.com.br.

Anualmente, mais de 30 mil visitantes circulam pelos diversos espaços da feira, que oferece atividades como palestras, bate-papos, dinâmicas e atrações culturais. Além disso, os participantes podem trocar experiências com estudantes e profissionais de diversas universidades, escolas de idioma, cursos técnicos e profissionalizantes, empresas de estágio e seleção, que oferecem informações importantes sobre os caminhos educacionais disponíveis.

Nesta edição, o evento abordará o “Valor do Conhecimento”, destacando as mudanças sociais, coletivas e individuais, que a educação pode trazer para o mundo. “A FNE procura fomentar o pensamento crítico dos jovens sobre a realidade das profissões e as áreas com potencial para o futuro. Toda dedicação e esforço aplicados na educação proporcionam evolução e ganhos que vão além do financeiro, e é isso que queremos reforçar”, explica a coordenadora do evento, Inês Daou.

Na programação, temas referentes ao processo de globalização e da Indústria 4.0 informarão os jovens sobre as áreas profissionais que devem crescer nos próximos anos. O empreendedorismo também terá espaço reservado, com a presença de palestrantes e instrutores que tiveram ideias inovadoras e atualmente gerenciam negócios de sucesso.

Outra temática que ganhará destaque no evento é o voluntariado. Será realizada uma mesa-redonda sobre a importância do trabalho voluntário para a valorização profissional e pessoal. O debate reunirá participantes de movimentos sociais e grupos, que esclarecerão como os jovens podem contribuir para mudar a realidade em que vivem.

“A feira possui uma programação muito ampla, que busca abranger todos os aspectos envolvidos no processo de formação dos estudantes. O intuito é que os jovens se identifiquem ou comecem a despertar interesse em atividades que possam contribuir para o seu futuro profissional”, ressalta Inês.

Entre os expositores confirmados no evento, estão a Acermaple Intercâmbio, Faculdade Santa Teresa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), Faculdade Maurício de Nassau, Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), Centro Universitário Luterano de Manaus (ULBRA), Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Universidade Paulista (UNIP), Gracom Escola de Efeitos Visuais, Egali Intercâmbio, Curso Alpha, Editora Intrínseca, Stylus Formaturas e Fundação Rede Amazônica.

Sobre a FNE

No ano passado, a FNE reuniu mais de 30 estandes na área chamada de “Salão de Oportunidades” e promoveu 90 palestras com a presença de nomes consagrados de diversos campos do conhecimento, desde cursos tradicionais como Direito e Medicina até as profissões mais recentes, ligadas à tecnologia e redes sociais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui