24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Feira da FAS é oportunidade para venezuelanos que querem empreender

Falta de fluência no idioma, barreiras culturais e trâmites burocráticos com documentações são algumas das dificuldades enfrentadas por imigrantes venezuelanos ao buscar emprego formal quando chegam em Manaus. Por isso, para muitos deles, investir no sonho de ter seu próprio negócio é a alternativa mais viável.

Pensando em criar oportunidades para quem está tentando uma vida melhor na capital amazonense, a Feira da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) firmou parceria com o projeto Hermanitos, que desenvolve ações de apoio aos venezuelanos.

A ideia é incentivar o empreendedorismo, abrindo vagas gratuitas para que os imigrantes participem como expositores no evento. “Em todas as edições da feira, duas vagas são reservadas para os venezuelanos, uma no Espaço Variedades e outra no Espaço Gastronomia. Eles são encaminhados pelo projeto Hermanitos e recebem isenção no valor da inscrição”, explica o coordenador da feira, Cleber Santos.

A parceria está em vigor desde abril e já viabilizou a participação de quatro imigrantes no evento, que ocorre uma vez por mês, na sede da FAS, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10. A próxima edição será realizada neste domingo (16), das 8h às 20h, e terá a presença de um jovem chef que fará arepas, prato comum na Venezuela, com um toque amazônico.

Para o pedagogo Anderson Mattos, um dos coordenadores do Hermanitos, através da parceria com a feira os imigrantes venezuelanos ganharam mais um espaço para fortalecer as iniciativas para geração de renda.

“Nós estamos apostando no potencial empreendedor de nossos ‘hermanitos’. Os venezuelanos chegam ao país em situação de vulnerabilidade, sem quaisquer recursos, e necessitam de apoio, de estrutura para colocar em prática ideias para geração de renda. O projeto Hermanitos oferece esse apoio e a Feira da FAS passa a funcionar como uma ponte importante entre os empreendedores e o público consumidor”, destaca.

Como participar

Para saber como participar do projeto, os venezuelanos interessados podem entrar em contato por meio do site bilíngue www.hermanitos.com.br, do telefone (92) 99431-5431 ou do e-mail [email protected]. A sede do Hermanitos fica localizada na Rua Manoel Leão, Conjunto Jardim Iolanda, no Parque 10 de Novembro.

A feira

Além das vagas destinadas aos imigrantes, a 13ª Feira da FAS reunirá mais 85 empreendedores que comercializarão itens de artesanato, moda, design, decoração, jardinagem, artigos naturais, livros, colecionáveis, roupas, acessórios, produtos gastronômicos, orgânicos, veganos, entre outros.

Mensalmente, o evento gera cerca de 30 empregos direitos e indiretos e movimenta em torno de R$ 100 mil em negócios. “Estamos mostrando que é possível transformar saberes e talentos em modelos de negócios inovadores, rentáveis e, principalmente, com impacto positivo para o planeta”, afirma Cleber Santos.

A programação do evento também inclui atrações musicais, aula de yoga, sessões de massoterapia chinesa (Tui Na), aula de ritmos, prática de esportes, jogos eletrônicos e de mesa, brincadeiras e atividades lúdicas de educação ambiental para crianças, entre outras atividades gratuitas para todas as idades.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui