24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Feira de Livros oferece mais de 16 mil publicações este ano em Manaus

Já passa de 16,4 mil a quantidade de livros arrecadados para a 5ª Feira de Livros que acontecerá no próximo dia 27/4, a partir das 17h, no Parque Municipal Ponte dos Bilhares. As publicações passam por triagem e serão disponibilizadas à população gratuitamente no dia da feira, em estandes separados por áreas do conhecimento. A campanha de coleta, iniciada em janeiro deste ano, superou as expectativas de arrecadação.

No ano passado, foram 8,2 mil livros doados. Este ano, a iniciativa já arrecadou 16.420, mais que o dobro do total do ano passado. A iniciativa tem como principal objetivo promover o estímulo à leitura e fomentar a prática do reaproveitamento.

Os livros foram arrecadados em sete pontos da cidade, entre eles a sede do Fundo Manaus Solidária, presidido pela primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que é madrinha do evento. “Fico extremamente feliz em ver a adesão da sociedade nesse projeto que beneficia tantas pessoas através do livro, da educação. Essas iniciativas, aparentemente, simples fazem total diferença na vida do cidadão, porque permite a abertura para novas possibilidades de conhecimento e entendimento. Parabenizo a todos da Semmas e da Prefeitura de Manaus pela iniciativa tão bem sucedida”, afirmou a primeira-dama, que estará presente na feira.

Quem tiver livros em casa e queira doar, ainda pode fazer a entrega nos pontos de coleta. São eles: Centro de Esporte e Lazer (Rua J, s/n, bairro São José), Parque Cidade da Criança (Rua Castro Alves, s/n, Aleixo), Fundo Manaus Solidário (sede da Prefeitura de Manaus, na Compensa), Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho (Avenida General Rodrigo Otávio, s/n, Japiim), Parque Ponte dos Bilhares (Avenida Constantino Nery, s/n, São Geraldo), sede da Semmas (Rua Rubidio, 288, Vila da Prata) e Núcleo de Apoio aos Profissionais de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Avenida Mario Ypiranga Monteiro).

A feira acontecerá na segunda etapa do Parque Ponte dos Bilhares, na Praça da Fogueira, com acesso pela Constantino Nery, das 17h às 22h. O evento conta também com a parceria de instituições de ensino privadas que também participarão do evento com atividades realizadas por alunos e professores. Quem for, além de ter acesso aos livros, poderá participar de atividades educativas e lúdicas que estarão entre as atrações. A Feira de Livros dos Bilhares acontece em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, e ao Dia Internacional do Livro, 23 de abril.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, a feira já integra o calendário de eventos do parque e consegue doar todos os anos milhares de títulos a pessoas que se interessam pela prática da leitura e a troca de conhecimentos. “A feira já se consolidou como um evento de propagação do ideal da sustentabilidade, uma prática saudável e que é possível para todos nós, desde que tenhamos essa atitude”, afirmou o secretário Antônio Nelson.

O evento também conta com a parceria da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Casa Militar, Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) e Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe). Durante a feira, os livros são distribuídos gratuitamente. Cada pessoa tem direito de levar para casa até dez títulos. Este ano, esse número poderá até aumentar em razão da grande arrecadação.

Foto: Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui