Feira Norte do Estudante acontece até sexta com atividades gratuitas

A busca por informações que auxiliem na escolha da profissão certa levou diversos jovens ao primeiro dia da Feira Norte do Estudante (FNE), nesta quarta-feira (26), no Manaus Plaza Centro de Convenções, Zona Centro-Sul de Manaus. O evento segue até sexta-feira (28), das 9h às 22h, com acesso gratuito. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou no site www.feiranortedoestudante.com.br.

O futuro das profissões jurídicas, as inovações tecnológicas em arquitetura, o empreendedorismo geek, as demandas atuais da psicologia, a Indústria 4.0 e as novas oportunidades de trabalho foram alguns dos temas abordados nas palestras realizadas.

“A proposta da feira é oferecer a oportunidade de trocar ideias com profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, garantido que os estudantes possam escolher a futura carreira com clareza e consciência de como é o dia a dia da profissão, o que ela faz, como se especializar, quanto se ganha, como é a situação do mercado de trabalho, entre outras questões”, explicou a coordenadora da FNE, Inês Daou.

A estudante Stela Viana, 16, que está cursando o segundo ano do ensino médio, aproveitou o evento para saber um pouco mais sobre os cursos de graduação que tem interesse. “O meu objetivo é sair daqui conhecendo a fundo as áreas que eu quero seguir, que é Ciências Contábeis e Música”, afirmou a jovem, na fila para assistir à palestra “Como Ingressar na Carreira de Músico”.

Além das palestras, a feira promove o contato dos participantes com diversas instituições de ensino em uma área de exposição chamada “Salão de Oportunidades”. No local, estão reunidos estandes de universidades, faculdades, cursos técnicos e profissionalizantes, escolas de idioma, empresas de estágio e seleção.

Entre os expositores deste ano está o Instituto de Computação da Universidade Feral do Amazonas (ICOMP/UFAM), que levou uma amostra dos projetos realizados. Um dos destaques é o Cunhantã Digital, cujo objetivo é estimular o aumento do quantitativo feminino na área de exatas com foco em tecnologia e computação.

“Como é possível desenvolver tecnologia para mulheres se não há mulheres na tecnologia? A ideia do projeto é despertar o interesse das alunas e motivá-las a seguir carreira nessa área, que ainda é dominada pelo público masculino”, ressaltou Débora Oliveira, que integra a Secretaria do ICOMP.

Segundo dia

Para o segundo dia de Feira Norte do Estudante estão previstas mais 36 palestras com temáticas variadas. A programação de palestras começa às 9h15 e segue até 19h, nas salas Nelson Mandela (ciências humanas), Rosalind Franklin (saúde e biológicas), Albert Einstein (ciências exatas) e Leonardo da Vinci (multidisciplinar).

Serão abordados assuntos como “Tendências e Oportunidades no Mercado da Medicina Veterinária”, “Gastronomia como Escolha no Mercado de Trabalho”, “O Uso da Tecnologia das Telecomunicações no Mercado Atual”, “Profissão Biólogo: Onde Atuar?”, “Jogos Digitais: Uma Nova Jornada”, “Cultura Maker e Fabricação Digital”, “Engenharia Ambiental e Sanitária no Mercado de Trabalho”, “Drones no Futuro do Trabalho”, “Você em um Mundo Digital”, “Seja o Desenvolvedor que o Mercado Precisa”, “Engajamento Sustentável em Prol de um Mundo Melhor”, entre outros.

Compartilhe