Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

‘Feira Tribal’ se encerra neste domingo (25) em Manaus

Feira de artesanato indígena reúne de bijuterias até artigos para o lar

Reunindo peças do artesanato indígena, de bijuterias até artigos para o lar, a “Feira Tribal” se encerra neste domingo (25/04), na praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping, localizado na avenida Djalma Batista, zona centro-sul. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

O presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, convida o público a conferir a iniciativa, que aproxima os artesãos indígenas das pessoas que frequentam o centro comercial, e ressalta as medidas adotadas para a prevenção da Covid-19.

“A feira é uma ótima oportunidade para que possamos espalhar a nossa arte, a cultura, e exibir os belíssimos produtos de artesanato que nossos parentes produzem. Além disso, todos estão tomando os devidos cuidados contra a Covid-19, para que a saúde dos consumidores seja preservada. Contamos com a presença daqueles que puderem prestigiar e adquirir estes materiais regionais”, disse.

Iniciada na última segunda-feira (19/04), a feira acontece neste domingo no horário das 10h às 19h, e conta com os produtores do Centro do Empreendedor Indígena Artesanato Yandê Muraki. Os produtos vão de bijuterias até artigos para o lar, os artesãos dispõem de vendas a valores que cabem no bolso do consumidor e atraem olhares com seus detalhes.

A artesã Micilene Tikuna enfatiza a importância da exposição para a comunidade indígena.

“Para mim é uma honra poder estar aqui representando a minha etnia, em um evento que homenageia a nossa cultura. É uma pena que estejamos passando por esse momento de pandemia, em que as pessoas não saem de casa, e isso acaba prejudicando as vendas dos nossos artesanatos, mas hoje estamos aqui para espalhar um pouco da nossa cultura, e tomando todos os cuidados contra a Covid-19. Por isso convido a todos a comparecerem neste evento que enaltece os povos indígenas”, finalizou.

Exposição ‘Mundo Indígena’ – Ainda em alusão à Semana dos Povos Indígenas, o Shopping Ponta Negra está sediando a exposição fotográfica “Mundo Indígena”. A mostra acontece em parceria com o Sebrae e o designer mato-grossense Sérgio Matos, conhecido por trabalhar com móveis e itens de decoração inspirados na cultura brasileira.

Inédita na capital amazonense, a exposição, que também conta com produção do fotógrafo Lucas Azevedo, traz registros de expedições de Sérgio Matos pela Amazônia, em busca de inspiração para as suas peças autorais.

Foram selecionadas 24 fotos de viagens em meio à floresta e que valorizam o trabalho artesanal das tribos indígenas. A exposição ainda conta com uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à FEI e posteriormente distribuídos entre os povos indígenas.

“A mostra de Sérgio Matos é uma oportunidade para a população valorizar a pluralidade, identidade, memória e tradição dos povos indígenas”, destacou a coordenadora de marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado. A exposição segue até o dia 30 de abril, no segundo piso (L2), durante o horário de funcionamento do centro de compras, de segunda a sábado, das 10h às 22h.

Sobre o expositor – O designer Sérgio Matos nasceu em Paranatinga (MT) e se formou em Design Industrial na Universidade Federal de Campina Grande (PB), em 2005. É criador do premiado banco Yanomami, além do banco Carambola e do tapete Marakatú. A partir daí, a carreira do designer decolou e, por ter nascido em uma região próxima à reserva indígena do Xingu, aprendeu a admirar a cultura local e adotar elementos regionais em seus trabalhos.

FOTO: Denison Alves

-publicidade-