Take a fresh look at your lifestyle.

Feriado de Carnaval terá estratégia de saúde especial e unidades de urgência e emergência funcionando normalmente

-publicidade-

O feriado de Carnaval contará com uma estratégia especial para a área da saúde, com reforço nos atendimentos de urgência e emergência. O esquema tem início nesta sexta-feira (9/2) e segue até a quarta-feira de cinzas (14/2), com unidades de urgência e emergência funcionando normalmente, em plantão de 24 horas, e novos leitos de retaguarda.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, haverá reforço na rotina normal das 24 unidades de urgência e emergência que estarão abertas. “A ideia é preparar as unidades para receber os atendimentos conforme as especialidades para as quais são referência, mas também ter unidades de apoio e leitos de retaguarda, caso haja necessidade”, explicou.

Estarão funcionando os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, os sete prontos-socorros e as sete maternidades. Além disso, os serviços de urgência, enfermaria, quimioterapia e transfusão na Fundação Hospitalar de Hematologia Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e de urgência na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Os SPAs possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal estar súbito, pequenos ferimentos e cefaleia (dor de cabeça). Os casos mais graves devem ser encaminhados aos prontos-socorros. As maternidades ofertam o atendimento às mulheres gestantes.

Os postos de coleta de doação de sangue estarão abertos em dois dias do feriado de Carnaval. Nos dias 10 e 12, os interessados poderão doar sangue na Fundação Hemoam e no posto de coleta da Maternidade Ana Braga, das 7h às 12h. No dia 13, os postos estarão fechados. As atividades serão retomadas normalmente na quarta-feira (14/2), a partir de 13h até às 18h.

Nas unidades que atendem com consulta agendada – como é o caso dos serviços ambulatoriais das unidades do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) e do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), Policlínicas e Fundações –, não haverá atendimento no feriado. O funcionamento destes serviços será retomado na quinta-feira (15/2), a partir das 7h.

Atenção especializada – Os atendimentos durante o Carnaval serão divididos por especialidades atendidas em cada unidade de saúde. O Pronto-Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, será referência para pacientes adultos com queimaduras, enquanto o Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, na Cachoeirinha, será para crianças vítimas de queimaduras; o Platão Araújo será referência para traumas e o João Lúcio para atendimentos neurológicos. Ambas as unidades estão na zona leste.

Os Serviços de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, na Compensa e do São Raimundo, ambos na zona oeste, serão as unidades de apoio para onde serão encaminhados os pacientes atendidos no posto do Sambódromo. Já o SPA Alvorada, zona centro-oeste, ficará reservado para atender a demanda livre.

As demais unidades funcionarão como apoio. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, no Tarumã, zona oeste, será apoio do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte, no Novo Israel, que, junto com os hospitais Adriano Jorge e Beneficente Portuguesa vão dar reforço, com leitos de retaguarda, aos prontos-socorros, caso haja necessidade de transferências.

Unidades que estarão funcionando 24h (para atendimento de urgência e emergência):

Serviços de Pronto Atendimento (SPAs e UPA)

· SPA Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1

· SPA Coroado – Avenida Beira Mar, Nº 122, Coroado

· SPA Zona Sul – Rua Bento José de Lima, Nº 33, Colônia Oliveira Machado

· SPA Joventina Dias – Rua T-6, n.º 33, Compensa 3

· SPA Eliameme Mady (Zona Norte) – Av. Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras

· SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, s/n – São Raimundo

· SPA José Lins (Redenção) – Rua Maracanã, s/n – Redenção

· SPA e Maternidade Antônio Aleixo – Alameda Cosme Ferreira, km 14, Col. Antônio Aleixo

· SPA Danilo Corrêa – Avenida Noel Nutels , s/n, Cidade Nova 1

· UPA Campos Salles – Rua Campos Salles, s/n – Tarumã

Prontos-Socorros

Adultos

· Pronto-Socorro 28 de Agosto – Rua Recife, Nº 1581, Adrianópolis

· Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Machado – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Aleixo

Adulto e infantil

· Pronto-Socorro Platão Araújo – Avenida Autaz Mirim, s/n – Jorge Teixeira

· Pronto-Socorro da Zona Norte – Avenida Raimundo Vital de Mendonça, Colônia Terra Nova (área da antiga Expoagro)

Infantis

· PS da Criança da Zona Leste – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Aleixo

· PS da Criança da Zona Sul – Rua Codajás, Nº 26, Cachoeirinha

· PS da Criança da Zona Oeste – Avenida Brasil, s/n, Compensa 1

Maternidades

· Ana Braga – Alameda Cosme Ferreira, s/n – São José 1

· Balbina Mestrinho – Rua Duque de Caxias, s/n – Praça 14

· Nazira Daou – Avenida Camapuã, 108, Q/316, Núcleo 9, Cidade Nova 2

· Azilda Marreiro – Avenida Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras – Galiléia 2

· Alvorada – Rua 07, s/n – Alvorada I

· Instituto da Mulher Dona Lindu – Avenida Mário Ipiranga Monteiro, 1581, Adrianópolis

· Chapot Prevost – Estrada do Aleixo, km 16 – Colônia Antônio Aleixo.

-publicidade-