25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Festas de fim de ano são sinônimo de estresse e medo para cães e gatos. Veterinária dá dicas de como preparar seu bichinho para o inevitável

Todos os anos é a mesma coisa. Tutores de animais de estimação têm que lidar com o estresse e o medo provocados nos pets pela queima de fogos de artifício. O pior é que os efeitos do barulho momentâneo podem durar dias, pois os cães e gatos ficam muito agitados e traumatizados. A boa notícia é que existem maneiras de preparar seu bichinho para sobreviver a esse momento.

Toda essa situação desgastante acontece porque a percepção auditiva dos gatos e cachorros é mais apurada que a dos humanos. “Mas é possível preparar os animais para minimizar o susto que os acomete durante a queima de fogos”, garante a veterinária Jéssica Duarte.

Para começar, o reforço positivo é uma boa tática. “Coloque no Youtube um vídeo com de som de fogos de artifício, em volume baixo para médio, e brinque com seu gato ou cachorro. Isso pode deixa-lo relaxado e neutralizar o estranhamento”, explica.

“No dia do Ano Novo, caso consiga, deixe seus cães e gatos em ambiente controlado, com lugares onde eles possam brincar e se esconder. Coloque um som mais agradável que os que estão sendo feitos no ambiente externo. Isso pode amenizar o barulho que chega aos ouvidos deles”, acrescenta.

Também é possível evitar que os animais fujam na hora do barulho. “Caso não possa ficar com seu animal de estimação na virada do ano, veja se todas as possíveis rotas de fuga como portas, varandas e janelas estão bloqueadas. Além disso, é bom deixar que ele se refugie em um local onde se sinta seguro”, completa. Outra dica muito importante é evitar deixar o animal sozinho, mas, se for possível, é bom que ele fique em um local fechado para diminuir os ruídos externos.

VETERINÁRIA ESPECIALIZADA EM FELINOS

Jéssica Duarte tem oito anos de experiência na medicina veterinária, é graduada pela Universidade Nilton Lins e pós-graduada em medicina de felinos pela Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais em São Paulo. É membro associado da Academia Brasileira de Clínicos Felinos (ABFel), membro da American Association of Feline Practitioners (AAFP) e sócia-proprietária da Saintfel Medicina Felina.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui