24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Festival Afro-Amazônico de Yemanjá inicia nesta sexta-feira

De 29 de dezembro a 1º de janeiro de 2018, ocorrerá o Festival Afro-Amazônico de Yemanjá 2017 que tem como proposta reunir povos e comunidades tradicionais de Matriz Africana para a realização de manifestações e celebrações culturais e religiosas. Assim como nos últimos dois anos, os povos terão um espaço exclusivo na Praia da Ponta Negra, zona Oeste, para seus ritos.

O festival é organizado pela Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama) e realizado pela Associação de Desenvolvimento Sociocultural Toy Badé, com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Nesta edição, as atividades iniciarão às 14h do dia 29/12, com o Encontro dos Movimentos de Negritude. Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Direitos Humanos da população negra do Amazonas. O encontro será na tenda da Coordenação do Festival Afro Amazônico de Yemanjá (Próximo ao Clube de Remo).

De acordo com o coordenador geral do festival, Alberto Jorge, a Celebração da Paz Liturgia inter-religiosa pela promoção do respeito à diversidade religiosa e sacralidade acontecerá às 18h, no palco, com a participação de representantes de diversos credos, religiosidade e sacralidades. A programação seguirá até às 23h com shows das baterias de escolas de samba.

Já nos dias 30 e 31, poderão ser realizadas as oferendas e celebrações dos terreiros de Manaus, durante 24h. Alberto Jorge ressaltou que durante os três dias do Festival Afro Amazônico de Yemanjá serão desenvolvidas ações de conscientização sobre conservação e preservação do Meio Ambiente, Direitos Humanos, Saúde Integral da População Negra, Prevenção às IST/AIDS (com distribuição de preservativos) e a distribuição gratuita das cartilhas Aku Abo Espaço Sagrado – Educação Ambiental para religiões afro-brasileiras, Defesa da Liberdade de Crença e Contra o Ódio Religioso.

Programação completa:

29/12

14h: Encontro dos Movimentos de Negritude, Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Direitos Humanos da População Negra do Amazonas (Tenda da Coordenação do Festival Afro Amazônico de Yemanjá Próximo ao Clube de Remo)

Palco do Festival Afro Amazônico de Yemanjá – Próximo ao Clube de Remo

18h: Celebração da Paz Liturgia inter-religiosa pela promoção do respeito a diversidade religiosa e sacralidade. Participação de representantes de diversos credos, religiosidade e sacralidades.

19h: Performance Cultural Religiosa do Povo de Umbanda – Associação N. S. da Conceição – Encanto da Jurema

20h: Apresentação da Bateria da Escola de Samba Cidade Nova

21h: Apresentação da Bateria da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade

22h: Apresentação da Bateria da Escola de Samba Vitória Régia

23h: Apresentação da Bateria da Escola de Samba

30/12

Durante 24h, haverá a entrega de oferendas e celebrações dos Terreiros de Manaus (Praia)

18h: Performance Cultural do Grupo Arte Revelação Capoeira e Maculelê Palco do Festival Afro Amazônico de Yemanjá Próximo ao Clube de Remo

20h: Celebração do Candomblé Ilê Axé Obá Otitô Entrega do presente para Yemanjá

20h: Celebração de Umbanda do Ilê Axé Omó Odé Praia

22h: Celebração de Umbanda Encanto da Jurema (Palco do Festival Afro Amazônico de Yemanjá Próximo ao Clube de Remo)

23h: Celebração de Samba de Caboclo do Ilê Axé Oxum Laió

Celebração de Umbanda Cabana Nego Gerson (Praia)

01h30 Celebração do Tambor de Mina Vòdún Toy Badé (Praia)

31/12

Durante todas as 24 horas – Entrega de oferendas e celebrações dos Terreiros de Manaus (Praia)

18h: Performance Cultural do Grupo Arte Revelação Capoeira e Maculelê (Palco do Festival Afro Amazônico de Yemanjá Próximo ao Clube de Remo)

19h: Celebração de Samba de Caboclo do Ilê Axé Orun Ajè

20h: Celebração do Candomblé Ilê Axé Obá Otitô

20h Celebração de Umbanda Encanto da Jurema Praia

23h: Celebração conjunta de todos as manifestações de Sacralidade Afro (Palco do Festival Afro Amazônico de Yemanjá Próximo ao Clube de Remo)

00h: Entrega dos Presentes de Yemanjá

00:30: Celebração de Umbanda Encanto da Jurema

23h: Celebração de Umbanda Cabana Nego Gerson (Praia)

02h30: Celebração do Tambor de Mina Vòdún Toy Badé (Praia)

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui