24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Festival Amazonas de Corais integra programação da Semana do Turismo 2019

Com o objetivo de popularizar o canto coral brasileiro, o Festival Amazonas de Corais (Famcor) chega à quinta edição esta semana, reunindo diversos corais amazonenses em espetáculos pela cidade. De quinta, 26, a sábado, 28/9, as apresentações integram a programação da Semana do Turismo 2019, realizada pela Prefeitura de Manaus, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo.

As apresentações começam na quinta, 26, das 20h às 22h, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, Centro, próximo ao terminal da Matriz. O coral da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Coral Indígena Myrá Yiá, Aliança Francesa de Manaus, Coral Adulto do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro comandam a noite de espetáculo.

Já na sexta, 27, as apresentações ocorrem novamente no Teatro da Instalação, mas em horário mais cedo, das 19h às 21h30, com a presença dos corais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Icbeu Manaus, Coral Messiânico da Igreja Manaus e Grupo Vocal dos Corpos Artísticos.

Por fim, no sábado, 28, os grupos entoam suas vozes, desta vez na praça central do Amazonas Shopping, na zona Centro-Sul. A apresentação acontece das 11h às 13h, reunindo o Coral da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Coral Indígena Myrá Yiá e o Coral do Icbeu Manaus.

Com direção artística do maestro Fabiano Cardoso, o Famcor começa oficialmente nesta quarta-feira, 25, com cerimônia de abertura no Teatro Amazonas, e inclui também oficinas, além das mostras oficial e paralela, em caráter não competitivo. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento: famcor.com.br/web.

Inovação e empreendedorismo

A programação da Semana do Turismo 2019 chegou ao seu segundo dia de atividades nesta terça, 24, com o 6º Encontro de Inovação e Empreendedorismo, realizado no miniauditório da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA).

Integrando a mesa de palestrantes do evento, a professora Glaubécia Teixeira, coordenadora do curso de turismo, falou sobre a importância da realização do encontro, que reuniu palestras com temas como “Novos olhares na pesquisa científica sobre o Turismo”, “Perfil empreendedor dos alunos de Turismo”, “Economia criativa no Turismo” e “O processo de museologia no viés da economia criativa”.

“É uma grande satisfação fortalecer o turismo com esse evento, que oportuniza a valorização de ideias, de pesquisas na área. Tenho orgulho em fazer parte desse processo, de apresentar e desenvolver potenciais dos alunos. Essa com certeza é uma grande oportunidade”, destacou Glaubécia.

Entre os participantes, o universitário Dorval Juan Cativo, aluno do quarto período do curso de turismo, ressaltou que a atividade fortalece a escolha dos alunos pelo curso e mostra as diversas possibilidades de trabalho na área.

“Optei por esse curso por apresentar diversas atividades multidisciplinares. Nós participamos de todo o processo de criação e desenvolvimento dos assuntos que vão ser abordados durante o encontro, que são de interesse nosso também. Pretendo trabalhar na área de eventos, mas sei que posso migrar facilmente para qualquer outra possibilidade dentro do curso, porque ele dispõe disso”, informou Juan.

Turismo pedagógico

Já o quarto dia da programação da Semana do Turismo 2019, na próxima quinta-feira, 26, também inclui atividade de turismo pedagógico com os alunos da escola municipal Ambientalista Chico Mendes, no Lago Azul, zona Norte.

No passeio, os estudantes selecionados participam de visitas guiadas a atrativos turísticos do Centro Histórico de Manaus. Com início às 8h, o trajeto passará pelo Teatro Amazonas, mercado municipal Adolpho Lisboa, os palácios Rio Branco e Rio Negro e o Museu da Cidade de Manaus, que encerra o trajeto da visita guiada.

Semana do Turismo 2019

Realizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com instituições de ensino superior, a programação da Semana de Turismo 2019 celebra o Dia Mundial do Turismo, o Dia Nacional do Bacharel em Turismo e o Dia Municipal do Turismólogo, comemorados em 27 de setembro, reunindo atividades como apresentações, minicursos, visitas, workshops, entre outros.

A programação completa pode ser conferida no portal Viva Manaus, pelo link vivamanaus.com/semanadoturismo2019.

Texto – Tiago Souza e Jéssica Rebello / Manauscult

Foto – Leonardo Leão / Manauscult

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui