Amazonas Notícias

Festival de Parintins 2024: Fepiam inicia montagem da Feira de Artesanato Indígena

A exposição tem como objetivo fortalecer a economia e a cultura dos povos tradicionais do Amazonas

A oito dias do início do Festival de Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), iniciou a montagem da estrutura da 5ª Feira de Artesanato Indígena, que será realizada no município (a 369 quilômetros de Manaus) entre os dias 27 e 30 de junho.

A feira ganhou um novo espaço neste ano e estará localizada ao lado direito da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, no Centro, com horário de funcionamento das 8h às 22h. Serão 73 stands, nos quais os artesãos, oriundos de diversas regiões do estado, poderão expor seus trabalhos para visitantes e torcedores do Caprichoso e do Garantido, com produção artesanal 100% originária.

De acordo com o diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, a iniciativa oferece aos visitantes e torcedores dos bumbás uma oportunidade única de adquirir produtos autênticos, bem como o fortalecimento da economia das comunidades tradicionais.

“Nossa equipe técnica já se encontra no local para fazer a montagem do espaço dentro dos padrões técnicos, com o intuito de oferecer um ambiente adequado e seguro para recebermos os nossos artesãos indígenas e os turistas”, destacou Makaxi.

“Nós sabemos que o festival de Parintins é o maior evento cultural da região Norte e, por isso, entendemos que é uma excelente oportunidade para gerar renda e visibilidade para o trabalho destes artesãos”, pontuou o diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam.

Além da exposição de artesanato, a edição também contará com serviço de pintura corporal e exposição de quadros realizados por indígenas de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus).

O gerente de eventos da Fepiam, Ricardo Pegueite, e o técnico Gilberto Kaywa, acompanham a montagem da estrutura para garantir que o espaço esteja pronto para receber os expositores.

Relacioandos