Amazonas Notícias

Festival de Parintins 2024: FVS-RCP encerra ‘Carona na Prevenção’ alcançando 2 mil pessoas

Atividade faz parte das ações pré-festival de vigilância em saúde

Nesta quinta-feira (20/06), a ação “Carona na Prevenção”, voltada ao fortalecimento das estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), encerrou suas atividades alcançando 2 mil pessoas em dois dias de campanha. Coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a iniciativa faz parte das ações pré-festival de vigilância em saúde para o Festival de Parintins.

Realizada também na terça-feira (18/06), no pátio aos fundos do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro, zona sul de Manaus, a ação ofereceu testagem rápida para HIV e outras ISTs, atendimento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e dispensa de Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Além disso, houve distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, gel lubrificante e material de educação em saúde.

As estratégias PrEP e PEP fazem parte das atividades de prevenção coordenadas pelo Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs da FVS-RCP, que também identificou pessoas com sintomas respiratórios sugestivos de tuberculose.

“A testagem e prevenção ao HIV e outras ISTs antes de um evento de massa não apenas protege indivíduos, mas também fortalece a saúde pública, promovendo um ambiente seguro e inclusivo para todos os participantes de festas de grande porte como o Festival de Parintins”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Jair Pinheiro, gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis na FVS-RCP, enfatizou a importância da prevenção combinada ao HIV e outras ISTs, especialmente para os participantes do Festival de Parintins. “Para quem vai curtir o festival, aproveite todas essas ações de saúde que estão sendo disponibilizadas na capital e em Parintins. Procure os pontos de PrEP em Parintins já organizados pela FVS-RCP para brincar o festival com muita proteção”, afirmou.

Izabella Safe, coordenadora do Programa Estadual de HIV e outras ISTs, destacou a necessidade de promoção à saúde sexual. “É importante tirar o estigma de quem pode fazer PrEP, PEP, testagens de detecção para ISTs. Qualquer pessoa a partir de 15 anos, que se considere em risco de adquirir HIV e demais ISTs, pode buscar essas estratégias de prevenção. O intuito é manter a vigilância constante para reduzir novas infecções”, disse.

‘Carona na Prevenção’

O ‘Carona na Prevenção’ é uma ação do Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs, que integra a Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (GCCI) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP. A ação faz parte do Projeto Amplia Amazonas para ampliar todas as estratégias de prevenção combinada ao HIV, especialmente, a PrEP e a PEP na prevenção ao HIV e outras ISTs.

A iniciativa conta com o apoio da Organização Não-Governamental American Health Foundation (AHF), Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) de Manaus, e de Instituições-Membro do Comitê Estadual de Tuberculose, Rede de Jovens Vivendo com HIV e do Fórum Amazonas de OSC em IST/HIV/Aids/HV/TB (Katiró, Aliança LGBT, Ardam, Assotram).

Relacioandos