Amazonas Notícias

Festival de Parintins 2024: Semig-AM promove energia sustentável e interatividade para o público

Iniciativa inclui estações solares e desafio de geração de energia limpa entre torcedores dos bois

Parintins, 27 de junho de 2024 – O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig-AM), está introduzindo equipamentos movidos a energia solar no Festival de Parintins 2024. Instalados em locais estratégicos, como a Praça da Catedral e o Bumbódromo, esses equipamentos permitirão aos visitantes e moradores de Parintins usufruir de energia limpa e sustentável. A novidade deste ano é o Desafio das Torcidas, onde os torcedores dos bois Caprichoso e Garantido competirão para ver quem gera mais energia limpa através de bicicletas.

A Estação Solar, localizada na Praça da Catedral, é equipada com placas solares no teto e tomadas USB, possibilitando até 900 carregamentos por dia. Totens de carregamento, inspirados na torre da catedral e equipados com tomadas USB, também foram instalados no Turistódromo e no Bumbódromo. As baterias internas desses totens são carregadas por placas solares localizadas nos mesmos locais.

A grande atração é o Desafio das Torcidas, situado no Turistódromo, onde duas bicicletas permitem que torcedores do Caprichoso e Garantido gerem energia cinética. Além de brindes, todos os participantes recebem um picolé de açaí. As parciais do desafio serão divulgadas diariamente, e ao final do festival, será revelada a torcida que gerou mais energia limpa.

Ronney Peixoto, secretário da Semig, destacou a importância da iniciativa: “O Governo do Amazonas trata com seriedade a questão da sustentabilidade ambiental. Estamos aqui para mostrar que é possível praticar sustentabilidade através da geração de energia limpa”.

Os equipamentos no Turistódromo funcionam de 26 a 29 de junho, das 9h às 17h30, e no dia 30, das 9h às 16h. Já as torres de carregamento no Bumbódromo estarão disponíveis durante a noite, de 27 a 30 de junho, durante a festa dos visitantes e apresentações dos bois.

Relacioandos