Pela primeira vez em Manaus, foi realizado no último sábado (22/09), das 8h às 12h, o Festival Paralímpico, com atividades voltadas exclusivamente para que pessoas com deficiência possam aprender e praticar esportes. Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento foi ocorreu na Vila Olímpica de Manaus, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, e contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Durante o festival, que faz parte das celebrações do Dia Nacional do Atleta Paralímpico (21 de setembro), instituído a partir do Decreto Lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, foram desenvolvidas atividades nas modalidades atletismo, futebol de cinco (para pessoas com deficiência visual) e goalball, por meio de jogos de iniciação. De acordo com a coordenadora do festival em Manaus e representante do CPB, Shirley Amaral, cerca de 160 alunos da rede pública e instituições parceiras foram atendidos.

“Trazer esse evento para a nossa cidade é um incentivo para nós abrirmos mais espaço para que as pessoas com deficiência possam praticar o esporte adaptado, como uma ferramenta de inclusão social. São cerca de 160 crianças inscritas de instituições parceiras do Estado e do município que estão participando. Hoje, tivemos as modalidades goalball, atletismo e futebol de cinco, mas, em todo o país, outras modalidades também são desenvolvidas, basquete em cadeiras de rodas, bocha, futebol de sete (para pessoas com paralisia cerebral), judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e vôlei sentado”, explicou Shirley.

Participação dos pais – Para a coordenadora, a participação dos pais é de suma importância neste processo de inclusão. “Pessoas com deficiência são a nossa realidade e elas têm direitos. Portanto, é justo que nós vejamos este evento com um pontapé para outros desta magnitude e é necessário que os pais acreditem nos seus filhos e deem todo o suporte para eles se inserirem no meio”, finalizou.

FOTO: DIVULGAÇÃO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here