25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Festival Transforma terá edição só com modalidades paralímpicas

A oitava edição do Festival Transforma, que será realizada na Minivila Olímpica do Coroado, na alameda Cosme Ferreira, zona leste de Manaus, no próximo dia 15 (sexta-feira) de julho, a partir das 7h, contará desta vez com 15 modalidades paralímpicas e será destinada, principalmente, mas não apenas, à crianças e adolescentes portadores de deficiências físicas e necessidades especiais.

O projeto visa promover o primeiro contato com modalidades pouco praticadas no Brasil e destaca-se por ser um programa de educação que promove os esportes e valores para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Coordenado pelo Comitê Organizador Local Manaus 2016, esta edição do Festival é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

No dia, estandes de modalidades como bocha, futebol de 5, futebol de 7, judô, natação, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, tênis adaptado, paracanoagem, paraciclismo, equitação e atletismo adaptado, entre outros. Os esportes serão ensinados e disputados nas duas piscinas do complexo esportivo, quadra, campo de areia e pista de atletismo.

São esperados mais de 1,2 mil alunos, de instituições como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Manaus), Abrigo Moacyr Alves, Sociedade Pestalozzi do Amazonas, Escola Especial André Vidal e crianças da rede estadual de ensino, de escolas localizadas no bairro Coroado. Apesar de ser aberto ao público em geral, apenas as mil primeiras crianças participantes ganharão um lanche gratuito.

“O objetivo maior é deixar um legado olímpico, fornecendo aos jovens um primeiro contato com modalidades até então incomuns, para que eles possam ser inseridos nisso e no futuro tenham a chance de se tornarem atletas olímpicos”, afirmou o coordenador do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero.

Programa Transforma – Criado pela Rio 2016 e lançado em 2014, o Transforma já impacta mais de 2,5 mil instituições públicas e privadas de Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Minas Gerais, com mais de um milhão de alunos envolvidos direta ou indiretamente. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade. O programa foi lançado nas escolas estaduais do Amazonas no dia 4 de abril, com o objetivo de atingir 15 mil estudantes da rede pública em Manaus e na Região Metropolitana.

“Nós estamos dentro do nosso cronograma. Até agora foram sete edições e pelo menos 10 mil crianças já tiveram participação no Transforma ou tiveram o primeiro contato com a modalidade. Então, com certeza temos mais chances de revelar futuros talentos para o esporte amazonense”, falou o coordenador do Transforma, Wendell Marques, durante uma visita no local.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui