27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

FIEAM e CIEAM entregam Mérito Industrial 2017

Os empresários Carlos Alberto de Souto Maior Conde e Roberto Benedito de Almeida vão receber, nesta sexta-feira (26), a partir de 20h30, no Clube do Trabalhador do Amazonas, o Diploma do Mérito Industrial 2017, respectivamente, como Industrial do Ano e Microindustrial Destaque do Ano. Na solenidade, que marca as comemorações do Dia da Indústria, no Amazonas, serão homenageados ainda o general Guilherme Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, o político Amazonino Armando Mendes e a empresa Recofarma do Amazonas Ltda.

Entregue há 52 anos pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas em conjunto com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), o Diploma, segundo o presidente da FIEAM, Antonio Silva, tem como principal critério os relevantes serviços prestados à causa do desenvolvimento da indústria amazonense. Desde 1965, figuram na galeria de homenageados nomes como Isaac Sabbá, Antonio Simões, Umberto Calderaro Filho, Mário Guerreiro, José Nasser e Nelson Azevedo dos Santos.

Carlos Alberto Conde, 69, é proprietário da rede de panificadoras Conde do Pão, empresa estabelecida em Manaus há mais de 40 anos, inicialmente como mercearia. Hoje com cinco lojas, a empresa tem apresentado um crescimento anual de 10% na produção de pães. Está nos planos futuros do empreendedor uma fábrica de pães, doces e salgados para dar suporte à rede de modo mais adequado. O empresário diz que o setor de panificação local deve avançar quando a Lei Orgânica do Município autorizar a fabricação de pães congelados.

“Trabalhar bastante, oferecer produtos diversificados e manter a família unida e trabalhando no negócio”. É assim que o empresário define a receita para a bem-sucedida trajetória da Panificadora Conde do Pão.

Microindustrial

Há 63 anos, a madeira faz parte da vida de Roberto Benedito de Almeida, 72, o Microindustrial Destaque do Ano. O proprietário da RB Almeida, fabricante e restaurador de móveis em geral, ainda concilia suas atividades empresariais com a de presidente do Sindicato da Indústria de Marcenaria de Manaus e de 2º secretário na diretoria atual da FIEAM.

A RB Almeida produz e recupera móveis em geral, tendo no seu portfólio 27 linhas de sofás. Dedicado à marcenaria desde os 9 anos de idade, o empresário gosta de lembrar que um dos momentos marcantes de sua vida profissional foi a participação na reforma dos móveis do Teatro Amazonas na década de 70, época em que o governador era João Walter de Andrade.

Almeida ainda criança despertou a vocação para a marcenaria com incentivo dos pais, Maria Ercília e Antônio de Almeida. “Na minha infância uma das melhores atividades era a marcenaria, muito rentável porque tudo era feito de madeira maciça, e sempre havia grande demanda de serviços”, explicou. Entre seus clientes havia famílias das comunidades árabe e portuguesa, gente que viajava e trazia da Europa os modelos de móveis para ele reproduzir.

Hoje a RB Almeida funciona com dez funcionários e o microindustrial continua em plena atividade. “A marcenaria é uma profissão fantástica, um trabalho bonito que me satisfaz por isso estou até hoje na linha de produção. Sou o operário, o técnico que conserta as máquinas da empresa e o administrador de tudo da RB Almeida”, relata o empreendedor.

Segundo Roberto Almeida, é preciso estímulo fiscal, menos burocracia nos órgãos receptores de informações, e esperar que a economia melhore para que o setor da marcenaria tenha uma expectativa positiva de aquecimento.

Medalhas do Mérito

O ex-governador do Estado e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e o general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, ex-comandante Militar da Amazônia, serão homenageados pela FIEAM, na festa Industrial do Ano, nesta sexta-feira, com a Medalha do Mérito Industrial Moysés Israel. Agora com o nome do fundador da Federação, a medalha é concedida a cada dois anos.

Carioca, 62 anos, o general Theóphilo Gaspar de Oliveira, que atualmente comanda a Logística do Exército, em Brasília, diz que servir na Amazônia é um privilégio, mas lutar por seu desenvolvimento sustentável é uma obrigação. “Todos os elementos (da Amazônia) geram riquezas que podem proporcionar o desenvolvimento socioeconômico da região, desde que explorados de uma forma que não comprometa o equilíbrio ecológico”, diz.

O militar serviu na Amazônia no comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (2007/09), da 12ª Região Militar (2012/13) e do Comando Militar da Amazônia (2014/16). A experiência permitiu ao general Theophilo conhecer os desafios da Amazônia, para quem a região ainda aguarda ser ocupada e integrada ao restante do Brasil.

O segundo homenageado, Amazonino Mendes, diz que recebe a honraria com “a modéstia de costume”, porém regozijado pelo nome que exprime a comenda. “Nosso Moysés Israel foi um homem de grande espírito público, e isso eu pude testemunhar inúmeras vezes como prefeito e como governador. Mesmo fazendo parte de grandes conglomerados econômicos aqui do Estado, ele nunca perdeu de vista o interesse coletivo, com ações muito solidárias para com a população de Manaus e de Itacoatiara”, disse o ex-governador.

Amazonino, que não é o primeiro político a receber o Mérito Industrial no Estado – antes dele, foram agraciados Bernardo Cabral e Serafim Correa – passa a integrar um grupo de personalidades como o então arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, e o ministro Mauro Campbell.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui