28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

FIEAM lança Prêmio Qualidade Amazonas 2015

Organizações públicas e privadas que utilizam métodos e ferramentas da Qualidade, implementados ou em implementação, estão aptas a se candidatar ao 22º Prêmio Qualidade Amazonas (PQA 2015), promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). A nova edição do Prêmio foi lançada nesta quinta-feira (5), no Auditório Auton Furtado Junior, na sede da Federação. As inscrições seguem até o próximo dia 15 de maio.

O PQA visa melhorar a qualidade, produtividade e competitividade das empresas instaladas ou que prestam serviços no Amazonas. A iniciativa faz parte das ações estratégicas da FIEAM, que defende o desenvolvimento sustentável da indústria sob os aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais.

Como incentivo às empresas que buscam concorrer à excelência em Gestão e Processo, a organização do PQA promoveu, durante o lançamento, palestra com o coordenador-geral de Aperfeiçoamento de Modelo e Referenciais de Gestão Pública da Secretaria de Gestão Pública (SEGEP), ligada ao Ministério de Planejamento do Governo Federal, Esaú Siqueira, que falou de suas experiências em relação ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

De acordo com Esaú, o sucesso alcançado pelo Gespública é decorrente de dois fatores principais: desenvolvimento e comprometimento das lideranças. Segundo ela, se a liderança não abraça a causa, o ciclo de melhoria contínua não anda.

“O problema do Brasil hoje é gestão. Sabemos que os recursos são poucos, mas se, além disso, não tivermos gestão fica pior ainda. Precisamos otimizar os custos, comprometer e envolver cada vez mais as pessoas. Precisamos olhar e ouvir o cidadão. Além de nos envolvermos com a sociedade, interagindo e buscando sempre a participação social, para que possamos prestar um serviço de qualidade”, afirmou o coordenador.

O lançamento contou também com depoimento do representante da organização vencedora do Troféu Diamante, na modalidade Gestão, categoria Administração Direta, no PQA 2014, o coronel Marcelo Nogueira, do 4ª Centro de Telemática de Área (CTA).

A seleção e acompanhamento das empresas e organizações pela equipe do PQA é um processo que passa por várias etapas rumo à excelência. “A visão técnica dos nossos juízes, promove a busca pela excelência. As vezes uma fábrica ou órgão público, acha que tudo está perfeito. A avaliação irá apontar erros e falhas, dando direcionamento de como solucionar estes problemas”, afirma Erlen Montefusco, coordenadora do prêmio.

As inscrições estão sendo realizadas na sede da FIEAM, 2º andar, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro. Mais informações pelo site www.pqa.org.br ou pelos fones (92) 3622-6104 / 3186-6642.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui