24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

FIEAM lança prêmio que avalia qualidade das organizações

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi), nos dias 9 e 10, fará treinamento com os participantes da edição 2016 do Prêmio Qualidade do Amazonas (PQA), que este ano vai completar 25 anos.

Na última sexta-feira, por ocasião do lançamento do edital do PQA 2016, o Dampi promoveu palestras com participantes do Prêmio Qualidade, a exemplo do tema “Aplicabilidade do Modelo Gespública (MEGP) para as instituições de saúde do Amazonas”, apresentado pela assessora da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Lanny Uchoa.

De acordo com Uchoa, o trabalho de gestão implantado em várias maternidades do Estado, como a Balbina Mestrinho, vem dando bons resultados. Com a nova prática nas unidades de saúde, o paciente é atendido não por ordem de chegada, mas por classificação feita por equipe de profissionais, que considera o risco do estado de saúde do paciente para agilidade no atendimento. A prática, em muitos casos, tem evitado o falecimento de várias pessoas e em outros o encaminhamento para o setor especializado.

O coronel Antônio Macedo Júnior, do Comando da 12ª Região Militar, organização vencedora do troféu ouro na modalidade Gestão expôs o mapeamento dos processos da organização militar e seu trabalho com foco na excelência.

O coronel disse que são frequentes as mudanças nos postos de comando das organizações militares e que, ao assumir as novas funções, o militar encontrava dificuldades em conhecer o funcionamento da unidade por falta de informação, mas que agora com o mapeamento dos processos tem a sua disposição todos os documentos, projetos e dados de toda a estrutura do setor.

Segundo o militar, o mapeamento serve para dar continuidade às atividades, destacando ainda a sua importância na área da gestão. Antes da palestra do coronel foi feita a apresentação do comandante da 12ª Região Militar, general de divisão, Antônio Maxwell Eufrásio.

Mário do Valle, diretor executivo do restaurante Tambaqui de Banda, troféu ouro na modalidade Processo, falou sobre como inovar e manter a tradição do seu negócio. “É preciso ter ousadia para montar um negócio e não ficar esperando uma oportunidade por muito tempo”, disse. De acordo com o empreendedor, o Tambaqui de Banda surgiu depois de muita pesquisa feita sobre o funcionamento de restaurantes em Manaus, buscando oferecer conforto e qualidade.

A coordenadora do PQA, Erlen Montefusco, disse que este ano, a meta é manter os resultados de 2015, quando o programa alcançou mais de 100 inscrições de organizações públicas e privadas, das quais 73 apresentaram relatório, e 44 foram reconhecidas e premiadas.

O PQA é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do (DAMPI) desde 1991, com objetivo de apoiar as organizações na busca pela qualidade e produtividade de bens e serviços.

As inscrições no PQA 2016 são gratuitas e o edital desta edição será entregue neste lançamento ou pode ser adquirido com os contatos da organização do programa pelos telefones 3622-6104 ou 3186-6642 e pelos e-mails [email protected],br ou [email protected]

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui