Organizações públicas que pretendem concorrer na 23ª edição do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) participam hoje (1º) e amanhã (2) da Oficina de Autoavaliação do Gespública – 250 pontos, com o técnico do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), Esaú Mendes Siqueira, que na ocasião apresentou o novo Instrumento de Avaliação Pública (IAGP – 250 pontos).
Desenvolvida na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Programa Qualidade Amazonas (PQA), a oficina consiste em avaliar a gestão por meio da identificação e análise das práticas de gestão e dos resultados de uma organização, tendo por referência o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP).
De acordo com o instrutor, na avaliação são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da organização. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento. “Assim, o processo de autoavaliação é complementado pelo planejamento da melhoria da gestão”, disse Esaú.
A coordenadora do PQA, Erlen Montefusco, explica que a utilização do novo modelo Gespública deve ser utilizado, a partir de 2017, pelas organizações participantes do programa. Acrescentou ainda que atualmente o sistema é muito mais prático, por meio do preenchimento direto dos critérios exigidos no sistema do Gespública e, principalmente, com a obtenção do relatório de todo o procedimento realizado.
“Todo o processo de avaliação se inicia com a execução do relatório, por isso o Gespública é o norte para um resultado de excelência da organização. As organizações realizam o autoatendimento de acordo com as suas necessidades, e ao final apresentam em forma de relatório os resultados encontrados para o PQA, onde serão avaliados e pontuadas de acordo com os critérios expostos”, disse Montefusco.
A coordenação do PQA prevê receber na edição deste ano pelo menos 50 relatórios de organizações públicas e privadas, devido ao período de crise econômica.
As empresas que buscam a excelência na qualidade ainda podem se inscrever até o próximo dia 13. O edital do PQA 2016 pode ser adquirido pelos telefones 3622-6104, 3186-6642 ou pelos e-mails [email protected],br e [email protected]
As organizações selecionadas vão participar da mostra, nas categorias Processo e Gestão, a ser realizada no período de 19 a 23 de setembro.