As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

FIEAM realiza oficina de qualidade para organizações públicas

Organizações públicas que pretendem concorrer na 23ª edição do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) participam hoje (1º) e amanhã (2) da Oficina de Autoavaliação do Gespública – 250 pontos, com o técnico do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), Esaú Mendes Siqueira, que na ocasião apresentou o novo Instrumento de Avaliação Pública (IAGP – 250 pontos).

Desenvolvida na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Programa Qualidade Amazonas (PQA), a oficina consiste em avaliar a gestão por meio da identificação e análise das práticas de gestão e dos resultados de uma organização, tendo por referência o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP).

De acordo com o instrutor, na avaliação são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da organização. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento. “Assim, o processo de autoavaliação é complementado pelo planejamento da melhoria da gestão”, disse Esaú.

A coordenadora do PQA, Erlen Montefusco, explica que a utilização do novo modelo Gespública deve ser utilizado, a partir de 2017, pelas organizações participantes do programa. Acrescentou ainda que atualmente o sistema é muito mais prático, por meio do preenchimento direto dos critérios exigidos no sistema do Gespública e, principalmente, com a obtenção do relatório de todo o procedimento realizado.

“Todo o processo de avaliação se inicia com a execução do relatório, por isso o Gespública é o norte para um resultado de excelência da organização. As organizações realizam o autoatendimento de acordo com as suas necessidades, e ao final apresentam em forma de relatório os resultados encontrados para o PQA, onde serão avaliados e pontuadas de acordo com os critérios expostos”, disse Montefusco.

A coordenação do PQA prevê receber na edição deste ano pelo menos 50 relatórios de organizações públicas e privadas, devido ao período de crise econômica.

As empresas que buscam a excelência na qualidade ainda podem se inscrever até o próximo dia 13. O edital do PQA 2016 pode ser adquirido pelos telefones 3622-6104, 3186-6642 ou pelos e-mails [email protected],br e [email protected]

As organizações selecionadas vão participar da mostra, nas categorias Processo e Gestão, a ser realizada no período de 19 a 23 de setembro.

você pode gostar também