24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Figurino do espetáculo de Natal, no Teatro Amazonas, será lúdico e com um toque de encanto

Concepção é do diretor Jorge Kennedy, em parceria com Juliana Mascarin, coordenadora do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

Os preparativos para a apresentação do musical “Ceci e a Estrela, o Natal na Floresta” estão na fase final. No quesito figurino, algumas provas já foram feitas e a equipe de costureiras está acertando os últimos detalhes para deixar tudo perfeito para o grande dia da estreia: o próximo domingo (17/12), no Teatro Amazonas., com entrada gratuita.

Dezesseis profissionais dão forma aos figurinos criados pelo diretor geral do espetáculo, Jorge Kennedy, em parceria com Juliana Mascarin, coordenadora do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

“A concepção do figurino do espetáculo foi desenvolvida a partir do roteiro e constituída por uma miscelânea de referências regionais, universais, étnicas e até inspiradas em obras de arte e períodos históricos”, afirma Juliana.

O espetáculo “Ceci e a Estrela, O Natal na Floresta” conta a história do nascimento de Jesus por meio de um enredo regional no qual a menina Ceci, que mora no interior do Amazonas, sonha encontrar uma estrela e terá ajuda de um boto, uma sumaumeira e um filhote de uirapuru para realizar esse desejo. A aventura dos amigos da floresta será intercalada com a história bíblica.

“Todas as referências do figurino foram reunidas e pensadas a partir dessa perspectiva lúdica, criativa e com um toque de encanto, afinal nossa história é vivida e imaginada por crianças”, comenta Juliana. “Nosso objetivo é que os figurinos estimulem a emoção, encanto e inspirem imaginação. Que seja bonito e feliz!”.

Produção – Quarenta e três modelos de figurino foram criados, alguns adaptados a partir do acervo disponível na Central Técnica de Produção (CTP) da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e compostos dentro da proposta do espetáculo.

Mariane Garcia, coordenadora das costureiras da CTP, fala sobre o trabalho no ateliê. “Estamos em plena produção. Recebemos os desenhos dos figurinos, estou fazendo os cortes e cada costureira está desempenhando sua função, de acordo com suas habilidades. O trabalho é coordenado por quantidade, começando sempre pelo figurino mais volumoso em número de peças”, diz.

Ao todo, serão produzidas 600 peças para o elenco do musical, somando as criações e adaptações. “Essa quantidade é para atender os dois elencos que vão se dividir nas apresentações. Não haverá roupas compartilhadas. Cada pessoa terá o seu figurino individual”, afirma Mariane.

Sobre a CTP – Criada em 2004 para atender a demanda do Festival Amazonas de Ópera (FAO), a Central Técnica de Produção (CTP) da SEC tem um acervo gigante e completo de cenografia e figurino. Este último conta com 45 mil peças entre roupas, calçados, acessórios e adereços que podem ser adaptados e reutilizados em produções da Secretaria de Cultura.

De acordo com Rogério Oliveira, coordenador de figurinos e adereços da CTP, atualmente, a central atende, principalmente ao FAO e ao Natal da SEC.

“O setor de figurino, por exemplo, é dividido em duas partes: uma do festival de ópera e a outra do Natal, totalizando 45 mil peças. Todas podem ser reaproveitadas e adaptadas nos eventos da SEC”, comenta.

Rogério destaca, também, a qualidade da equipe, que conta com profissionais especializados. “No início do FAO tudo era alugado, cenografia, figurino, tudo. Mas percebeu-se que era necessário produzir aqui, com a ideia de reduzir custos, formar profissionais e também gerar empregos”, comenta. “Hoje toda a nossa equipe é especializada. Temos profissionais de criação cênica, teatral, costureiras de figurino, camareiras de figurino”, pontua.

“Ceci e a Estrela, o Natal na Floresta” faz parte da programação do “Natal com + amor”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com o Fundo de Promoção Social (FPS).

FOTO: Michael Dantas/SEC

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui