24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Fim de semana – Teatro Amazonas recebe peça ‘Contrações’

Montagem tem no elenco as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes

A peça “Contrações”, montagem do Grupo 3 de Teatro para o texto do dramaturgo inglês Mike Bartlett, será apresentada no Teatro Amazonas, neste sábado (29/06), às 20h, e domingo (30/06), às 19h, com as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro e custam entre R$ 40 e R$ 80 (valor da inteira). O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e a classificação é de 14 anos.

Sucesso de crítica e público, a obra de Bartlett é cruelmente cômica e demonstra a faceta mais absurda de uma situação comum de trabalho. No escritório de uma grande corporação, a gerente solicita que a funcionária Emma leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos colaboradores qualquer relação sentimental ou sexual com outro colega da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente libera suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego, a empregada acaba por se render e danifica sua vida privada.

Com direção de Grace Passô, o espetáculo conquistou os prêmios APCA, APTR, Questão de Crítica e Aplauso Brasil, e, só na capital paulista, já foi encenado no Centro Cultural Banco do Brasil (2013), Itaú Cultural, Teatro Porto Seguro (2015), Teatro Shopping Frei Caneca (2016) e no Auditório do Ibirapuera (2017) – Mostra Petrobras Premmia de Teatro, Festival Teatro Vivo. Em junho, a peça foi encenada em Belém.

Parceiros criativos constantes do coletivo Grupo 3 de Teatro, Silvia Gomez assina a tradução do texto, Morris Picciotto é o autor da trilha original e André Cortez criou cenário e figurino da montagem. A companhia foi fundada pelos artistas mineiros radicados em São Paulo: Débora Falabella, Yara de Novaes e Gabriel Fontes Paiva, que assinam a direção artística do Grupo.

Os ingressos também podem ser adquiridos pelo endereço eletrônico https://www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas.

Mike Bartlett – Com apenas 37 anos, o dramaturgo inglês Mike Bartlett é considerado um dos mais expressivos autores do teatro contemporâneo. Ganhador de importantes prêmios – como o Laurence Olivier Award e Imison Award –, Bartlett coloca o foco em seu teatro no duelo entre o homem e os padrões de conduta exigidos e marcados pela sociedade. Trabalhando continuamente desde 2002, entre suas principais obras estão: “MyChild” (2007), “Contractions” (2008), “Cock” (2009), “Love,Love,Love” (2010) e “13” (2011).

Débora Falabella – Conhecida por atuações arrebatadoras em novelas como “O Clone” e “Avenida Brasil”, no cinema a atriz atuou no curta-metragem “Françoise”, de Rafael Conde, que lhe rendeu prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado e no Festival de Brasília; e nos longas “Dois perdidos numa noite suja” (prêmio Melhor Atriz no Festival de Brasília), de José Joffily; “Lisbela e o Prisioneiro”, de Guel Arraes; e “Cazuza – O tempo não para”, de Sandra Werneck e Walter Carvalho.

Além da vitoriosa trajetória em TV e cinema, ela esteve no palco nos últimos 15 anos participando de espetáculos teatrais onde recebeu prêmios de melhor atriz: Troféu Usiminas/Sinparc e Prêmio Sated-MG. Atualmente excursiona com o espetáculo “Contrações”, que lhe rendeu três prêmios como melhor atriz – APCA, APTR e Aplauso Brasil.

Yara de Novaes – Atriz, diretora e professora de teatro, fundou em 2005 o Grupo 3 de Teatro, onde alterna seus trabalhos de atriz e diretora, além da direção artística da companhia. Dirigiu, como convidada, 17 espetáculos nos últimos 12 anos, entre eles “Tio Vânia (Aos que vierem depois de nós)”, do Grupo Galpão; “Caminho para Meca”, com Cleyde Yaconis; e “Maria Miss”, com adaptação da obra de Guimarães Rosa.

Como marca de suas direções, além de um forte trabalho corporal, tem a narrativa como ponto de partida para a criação teatral. Já levou aos palcos autores como Fiodor Dostoiévski, Fernando Bonassi, Móricz Zsigmond, Lygia Fagundes Telles, Murilo Rubião e Guimarães Rosa, entre outros. Atualmente excursiona com o espetáculo “Contrações” pelo qual recebeu o prêmio APCA de melhor atriz em 2013 e leciona a disciplina Teatro na Fundação Armando Alvares Penteado.

Ficha Técnica

‘Contrações’

Texto: Mike Bartlett

Tradução: Silvia Gomez

Direção: Grace Passô

Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes

Cenário e Figurinos: André Cortez

Luz: Alessandra Domingues

Trilha Sonora: Morris Picciotto

Direção de Produção: Gabriel Paiva

Idealização: Grupo 3 de Teatro

Duração: 80 minutos

FOTO: Guto Muniz/Divulgação (papéis voando) e Vitor Zorzal/Divulgação (demais fotos)

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui