Orientações sobre legislação dos modais que realizam o transporte público municipal, técnicas de abordagem do transporte clandestino, o papel da Polícia Militar e do agente de trânsito nas operações fazem parte do ciclo de palestras “Orientações Estratégicas para os Fiscais de Transporte Coletivo”, que teve início na manhã desta segunda-feira, 24/6 e segue até o dia 27 deste mês, na sede da Gestão de Transportes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Escola Superior de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com o IMMU/Gestão de Transportes, o curso tem a coordenação do Setor de Atendimento Social (DVAS/Educação) do IMMU.

Na abertura do evento, o diretor de Transportes Urbanos, Wirley Abdala, falou da importância da qualificação continuada para os servidores que atuam na fiscalização. “Esse é um momento para aprender, absorver conhecimento e trocar informações sobre o transporte coletivo”, disse.

No conteúdo programático, a legislação dos modais de transportes urbanos, técnicas de abordagem ao mototaxista clandestino, o papel da Polícia Militar e do agente de trânsito e o preenchimento de Auto de Infrações, pelos instrutores Katy Anne Ferreira, que é bacharel em Direito e presidente da Comissão Administrativa de Recursos de Infrações (Cari/IMMU), e pelo especialista em Operações de Trânsito, Wendel Menezes, que ministra cursos de pós-graduação em Gestão e Direito de Trânsito, e Psicologia no Trânsito.

Para o fiscal de Transportes, Elvis Mouzinho, o ciclo de palestras é uma oportunidade de atualização e aprimoramento da categoria. “Este curso proporciona aos fiscais melhores condições de interpretação das legislações de transporte da administração municipal. Um momento de debate e reflexão sobre a aplicabilidade das sanções impostas pelas leis”, disse.

Texto – Aretha Lins / IMMU – Gestão de Transportes

Foto – Divulgação / IMMU – Gestão de Transportes