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Fiscalização de postura e de obras irregulares têm aumento em maio

A fiscalização municipal registrou alta no número de ações e atividades no controle urbano pela Prefeitura de Manaus no mês de maio. Apesar das restrições, em razão do controle e prevenção contra a pandemia da Covid-19, em maio de 2021 foram registradas 92 ações em fiscalização de postura contra 15 no mesmo período do ano passado, o que resulta numa alta de 513%.

Nos primeiros cinco meses do ano, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) aplicou 416 termos pela Gerência de Fiscalização de Postura (GFP), entre notificações, autos de infração, interdição, embargo, demolição e outros, contra 310 de 2020, com um incremento de 34%.

Na Gerência de Fiscalização de Obras (GFO), no mês de maio foram verificados 111 registros este ano e 41 ano passado, com alta de 170%; enquanto de janeiro a maio a Divisão de Controle (Dicon) somou 399 termos, em 2021, e 360 de 2020, com incremento de 10,8%. A maioria relacionada a construções irregulares.

O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, explica que o teletrabalho acabou por auxiliar no processo de desburocratização da autarquia, facilitando o acesso do usuário aos serviços do instituto pelo site e canais virtuais. “Nossa prioridade é cada vez mais otimizar a prestação de serviços junto ao público externo, dando a maior celeridade, mesmo diante das restrições da pandemia”, afirma.

Em razão do regime de teletrabalho, o instituto reforçou o serviço de agendamento para formalização on-line e por meio de e-mail. Foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações para casos mais urgentes. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas após formalização enviando e-mail para [email protected] ou [email protected]

Processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão continuam sendo atendidos com formalização pelo e-mail [email protected]

O requerente deve enviar o requerimento padrão, por e-mail, que é encontrado no site do Implurb (www.implurb.am.gov.br.), com os documentos necessários em formato PDF.

A Gerência de Atendimento (Geat) está funcionando internamente, por escalas, no horário de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, atendendo pelo número (92) 3625-5068.

Contatos do Implurb

Gerência de Atendimento (Geat) – (92) 3625-5068, somente de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, para agendamento prévio. E-mail – [email protected]

Gerência de Cálculo e Arrecadação (GCA) – [email protected]

Disque-Ordem e Denúncias – todas as denúncias e reclamações serão formalizadas apenas via e-mail, pelo endereço [email protected]

Diretoria de Operação (Diop) – atendimento para processos, pareceres e legislação urbana, pelo (92) 98855-1630. E-mail – [email protected]

Diretoria de Aprovação de Projetos (Diap) – [email protected]

Gerência Informação Técnica (Git): [email protected]

Gerência de Parcelamento do Solo (GPS) – [email protected]

Gerência de Projetos de Interesse Social (Gapis) – [email protected]

Gerência de Levantamento Técnico (GLT) – [email protected]

Gerência de Engenhos Publicitários (GEO) – [email protected]

Gerência de Comércio Fixo e Áreas Públicas (Gfap) – [email protected]

Divisão de Controle (Dicon) – [email protected]

Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) – [email protected]

Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU) – [email protected]

Comissão Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) – [email protected]

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / Implurb

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