27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

FMT seleciona pacientes para estudo sobre a persistência do vírus Zika nos fluídos corporais

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está selecionando pacientes com sintomas de infecção por Zika como manchas vermelhas na pele, para participar de um estudo sobre a presença e tempo de permanência do vírus nos fluidos corporais.

A FMT-HVD é um dos três centros de pesquisa brasileiros escolhidos para executar o estudo, denominado ZikaBra. O projeto envolve também a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro e Recife. O ZikaBra está sendo desenvolvido por meio de parceria entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), com parte do financiamento também vindo da instituição Wellcome Trust.

Segundo a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, o objetivo desse estudo é investigar quanto tempo o vírus Zika poderá ser encontrado nos fluidos corporais, para que se possa recomendar medidas preventivas de transmissão da doença. Ela explica que há relatos, em vários países, de que o vírus Zika foi identificado em vários tipos de fluidos corporais, como urina, sangue, saliva, leite materno, líquido amniótico e sêmen, mas não se sabe por quanto tempo ele permanece no corpo, causando a transmissão da infecção.

A pesquisadora e uma das coordenadoras do estudo na FMT, Camila Bôtto, informa que 480 pacientes, sendo 240 homens e 240 mulheres, deverão ser incluídos na pesquisa, incluindo os três centros. No Amazonas serão 160 pessoas. Os pacientes serão acompanhados durante um ano.

Para participar do estudo, o voluntário deverá ter a confirmação da infecção pelo vírus Zika, através de exames laboratoriais em sangue e/ou urina. As pessoas que residam no mesmo domicílio dos pacientes com Zika também serão convidados a participar do estudo, mesmo que não apresentem os sintomas da doença. Os voluntários que se propuserem a participar do estudo assinarão termo de consentimento livre e esclarecido, com todas as informações sobre o processo de acompanhamento.

De acordo com Camila Bôtto, pessoas com Zika apresentam sintomas como manchas vermelhas na pele (exantema), com coceira, podendo ter febre, dores nas articulações e conjuntivite. Quem tiver um desses sintomas e quiser participar do estudo deve procurar a Gerência de Virologia da FMT. Para participar do estudo é preciso apresentar as manchas na pele, ter mais de 18 anos e não estar grávida. Para mais informações, entre em contato com a equipe, pelos números 2127-3447, 99180-5060 e 99181-5060.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui