26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Focando em segurança e infraestrutura, Secretaria de Educação visita escolas da zona norte de Manaus

Servidores têm conversado com gestores para melhorar a segurança dentro e no entorno das unidades escolares

Com o intuito de garantir a segurança no ambiente escolar, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto instaura um plano de visitas a todas as escolas das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs). O objetivo é avaliar as condições de segurança externa, a fim de traçar estratégias de prevenção e enfrentamento às violências e ao uso de drogas nas adjacências das escolas públicas estaduais.

A pasta, que possui parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), tem a proposta de realizar um levantamento dos principais problemas ocorridos dentro e fora das unidades escolares e instaurar um plano que resulte em ações efetivas que devem atingir diretamente a comunidade escolar.

Com o expressivo número de alunos, cerca de 2,2 mil, a Escola Estadual Hilda Tribuzy, na zona norte da capital, foi uma das unidades a receber, nesta quinta-feira (12/03), a equipe que deve identificar e instaurar intervenções que visam melhorar o ambiente escolar.

Para o gestor da unidade escolar, Ronilson Bastos, a visita permite que secretaria e as escolas dialoguem em prol dos estudantes do Amazonas. “Para nós é muito importante que a Secretaria de Educação realize um levantamento dos itens que precisam ser melhorados na nossa escola, pois entendemos o quanto a segurança interna e externa contribui para um ensino de qualidade”, disse.

Bastos explica ainda que o período noturno, por se tratar de alunos adultos do Ensino de Jovens e Adolescentes (EJA), necessita de uma pouco mais de atenção.

“Sem dúvida, uma das nossas principais demandas acontecem no turno da noite, devido à quantidade de alunos jovens e adultos. Logo, entendemos que só através de acompanhamento vamos conseguir inibir os casos de estudantes que possam ter relação com entorpecentes, ou seja, é necessário que além do trabalho pedagógico aconteça também o trabalho externo, nas adjacências da escola”, conta.

A professora Márcia Lima acredita que, mesmo com uma realidade de violência recorrente, a escola é o espaço que pode mudar a realidade de muito jovens. “Estamos vivenciando um momento de aumento na violência, e sabemos o quanto a escola pode ser um agente direto de intervenção social, principalmente no que se refere a jovens e adolescentes”, afirma.

Prevenção – As reuniões com os gestores ocorrem para que ações de segurança interna também sejam vistoriadas, tais como a segurança nas instalações de ar-condicionado, bem como o manuseio devido de itens de segurança, como extintores de incêndio e outros.

Nelma Silva, que administra a Escola Estadual Sebastiana Braga, também na zona norte, conta sobre a preocupação com relação a instrumentos que garantem a segurança dos alunos. “Aqui na nossa escola possuímos mais de 1 mil estudantes, e sem dúvida precisamos ser capacitados quanto ao uso de extintores de incêndio, devendo identificar quais são os tipos para cada incidente, isto com o objetivo de estar preparados, caso algum incidente venha a acontecer”, explica.

Um dos responsáveis por coordenar as visitas, sargento Marcílio Rodrigues, explica que as ações de segurança tiveram início em 2019, já com parceria com a SSP-AM. “Desde a implementação desta equipe, nós passamos a manter um diálogo direto com as CDEs, o que nos possibilita trabalhar de forma mais célere ao que acontece nas escolas. Um exemplo é o contato feito diretamente com a unidade policial da área, que ajuda a prevenir ou evitar roubos e outras demandas ligadas a questões de segurança escolar”, conclui.

FOTO: Eduardo Cavalcante

spot_img