Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Força Nacional pode atuar dando apoio à investigação da PF sobre mortes em Nova Olinda do Norte

O Governo Federal autorizou a atuação da Força Nacional

Nesta sexta-feira (14), o Governo Federal autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à ação da Polícia Federal na região do Rio Abacaxis, no município de Nova Olinda do Norte, interior do Amazonas. Pelo menos sete pessoas foram assassinadas nas últimas semanas na região. A olícia Federal apuradenúncias relacionadas a operação policial realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) na região.

O objetivo, conforme ordem judicial, é garantir a proteção de indígenas e povos tradicionais. A duração dessa autorização é de 60 dias, entre 14 de agosto a 12 de outubro.

Os conflitos naquele município iniciaram no fim do mês de julho, quando o o secretário de Governo do Estado, Saulo Moyses Costa, foi baleado no Rio Abacaxis enquanto pescava.

Uma operação foi iniciada no local e dois policiais militares acabaram mortos em confronto com traficantes.

Mais de 50 profissionais da Segurança Pública foram enviados ao município e um homem conhecido como “Bacural” que seria responsável pelo ataque aos policiais acabou morrendo ao trocar tiros.

O indígena Josimar Moraes da Silva também foi encontrado morto no mesmo Rio Abacaxis, no dia 7 de agosto.
Já na terça-feira (11), os corpos de três ribeirinhos identificados como Anderson Monteiro e Vanderlania Araújo e do adolescente Matheus Araujo, de 16 anos, que estavam desaparecidos também foram localizados.

As operações policiais continuam em andamento naquele município.

-publicidade-