As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Forças da Segurança recebem EPIs e equipamentos táticos, incluindo fuzis, coletes e miras holográficas

Nesta segunda-feira (15/06), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), as forças de Segurança do Estado receberam equipamentos táticos para reforçar o combate à criminalidade. O material, doado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), inclui armas, munições e coletes balísticos para a capital e interior. Também foram entregues 38,9 mil itens para prevenção à Covid-19, incluindo álcool em gel, aventais, toucas, máscaras e protetores faciais.

Na entrega do material, o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, afirmou que os equipamentos chegam para reforçar a atuação policial. “Esse material é importantíssimo para nós. Todos os índices de criminalidade no Amazonas estão em baixa. Além dos armamentos, chegaram materiais de proteção individual para os policiais. Estou aqui formalmente passando para os chefes das várias forças, e esperamos que possamos ajudar ainda mais no retorno da nossa segurança para a comunidade”, disse.

Foram entregues 151 mil munições, 390 coletes balísticos, fuzis modelo 7,62, máquinas fotográficas digitais, microcomputadores, nobreaks e 33 miras holográficas. O equipamento foi entregue para o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, os itens são fundamentais para os policiais nas ruas. “São equipamentos que vão dar suporte aos verdadeiros heróis, esses homens e mulheres da PM. É um trabalho feito com profissionalismo, e a população pode ter certeza de que nós estamos trabalhando para combater os criminosos”, afirmou.

A delegada-geral Emília Ferraz disse que a entrega representa mais policiais capacitados nas ruas, oferecendo, assim, mais segurança para a população. “A população vai sentir a diferença. Além do mais, estamos recebendo munição, máquinas fotográficas, vários materiais que vão ajudar na realização do nosso trabalho”, disse.

EPIs – Os kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) entregues são compostos por álcool em gel, máscaras faciais, avental e touca hospitalar, essenciais para a segurança dos policiais durante o período de emergência em saúde pública por conta da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O material foi enviado pelo Ministério da Economia.

Foram distribuídos mais de 5,4 mil unidades de álcool em gel, 22,7 mil máscaras faciais, 7,2 mil aventais, 2,6 mil toucas e 700 protetores faciais.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) também foi beneficiado. “Como o nosso objetivo é salvar vidas, patrimônios e meio ambiente, o material repassado vai servir para proteção dos bombeiros. Também recebemos serra sabre para extricação, que auxilia para retirar vítimas presas em ferragens”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Danízio Valente.

FOTO: Carlos Soares/SSP-AM