As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Forças de segurança montam mapa virtual para ações de combate ao crime no Amazonas

Um mapeamento eletrônico de ocorrências tem sido base para ações integradas de combate à criminalidade pelas forças de segurança pública em Manaus. Conhecido como GeoAmazonas, o sistema de inteligência em uso pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) oferece aos gestores os pontos e os tipos de ocorrências mais comuns, por regiões da cidade.

Com a plataforma é possível obter dados de manchas criminais e assim efetivar o policiamento direcionado, assim como o desenvolvimento de operações, destaca o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), Major Carlos Eduardo. “Com o uso deste sistema, áreas que têm indicadores de criminalidade elevados, e tinham reincidência de delitos, recebem um policiamento diferenciado combatendo de forma mais prática a ação dos bandidos”, ressaltou.

De acordo com o coordenador do Ciops, a expectativa é que a plataforma também sirva para implantação de serviços por outros órgãos estaduais. “A intenção é que o GeoAmazonas seja uma central de dados geográficos de várias secretarias, cujo objetivo é cruzar as informações e usá-las para o mapeamento de ocorrências e para facilitar outros serviços”, disse.

Segundo chefe de Sistemas de Desenvolvimento do Departamento Planejamento Integrado (DPI), Audrin Gomes, a plataforma também facilita a realização de outros atendimentos que não são na área criminal. “Podemos citar um acidente, por exemplo, a equipe que se desloca para o ocorrido e tem acesso a melhor rota até o posto de atendimento mais próximo. A plataforma pode também indicar áreas com mais incidências de poluição sonora em determinado horário, facilitando a fiscalização”, salientou.

Para o interior do Estado, a plataforma também está disponível off-line em virtude das dificuldades com a conexão a internet.