Um mapeamento eletrônico de ocorrências tem sido base para ações integradas de combate à criminalidade pelas forças de segurança pública em Manaus. Conhecido como GeoAmazonas, o sistema de inteligência em uso pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) oferece aos gestores os pontos e os tipos de ocorrências mais comuns, por regiões da cidade.

Com a plataforma é possível obter dados de manchas criminais e assim efetivar o policiamento direcionado, assim como o desenvolvimento de operações, destaca o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), Major Carlos Eduardo. “Com o uso deste sistema, áreas que têm indicadores de criminalidade elevados, e tinham reincidência de delitos, recebem um policiamento diferenciado combatendo de forma mais prática a ação dos bandidos”, ressaltou.

De acordo com o coordenador do Ciops, a expectativa é que a plataforma também sirva para implantação de serviços por outros órgãos estaduais. “A intenção é que o GeoAmazonas seja uma central de dados geográficos de várias secretarias, cujo objetivo é cruzar as informações e usá-las para o mapeamento de ocorrências e para facilitar outros serviços”, disse.

Segundo chefe de Sistemas de Desenvolvimento do Departamento Planejamento Integrado (DPI), Audrin Gomes, a plataforma também facilita a realização de outros atendimentos que não são na área criminal. “Podemos citar um acidente, por exemplo, a equipe que se desloca para o ocorrido e tem acesso a melhor rota até o posto de atendimento mais próximo. A plataforma pode também indicar áreas com mais incidências de poluição sonora em determinado horário, facilitando a fiscalização”, salientou.

Para o interior do Estado, a plataforma também está disponível off-line em virtude das dificuldades com a conexão a internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here