Forças de segurança recuperam 22 veículos roubados e prendem cinco suspeitos de assalto em Manaus

Desde sexta-feira (14/09), as forças de segurança pública estão em operação integrada em Manaus para coibir crimes com foco nos bairros com maior número de registros criminais. Até a manhã deste domingo (16/09), o trabalho reforçado resultou na recuperação de 22 veículos com restrição de roubo e furto e na prisão de seis infratores por suspeita de assalto, sendo dois casos com prisões em flagrante por roubos a ônibus do transporte coletivo.

Entre a manhã de sexta e a madrugada deste domingo, ao todo, 18 pessoas foram presas, quatro menores apreendidos e um foragido do sistema prisional foi recapturado. Além disso, duas armas de fogo foram localizadas. Os menores apreendidos, em bairros diversos, estavam com porções de entorpecentes. Entre os apreendidos, uma menina e um menino de 13 anos e dois rapazes de 17 e 15 anos. Entre os presos, dois foram por flagrante de homicídio e tentativa de homicídio.

A operação integrada teve a coordenação do secretário de Segurança, coronel Anézio Paiva, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Silva, com acompanhamento da secretária executiva de Segurança, delegada Juliana Tuma, e do secretário executivo de Operações, delegado Guilherme Torres. A ação está articulada às metas do programa GuardiAM 24 horas, que tem o comando do secretário extraordinário, coronel Walter Cruz.

A operação contou com a participação do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop). A operação também ocorreu no interior, seguindo determinação do Comando da Polícia Militar. Os dados do resultado da operação serão divulgados nesta segunda-feira. Em todas as cidades, a operação continua na noite deste domingo e madrugada de segunda-feira.

Em Manaus, a Polícia Militar recuperou 22 veículos com restrição de roubos e furtos no período, sendo dez motocicletas. Uma oficina de desmanche foi localizada na rua Mirra, conjunto João Paulo, Jorge Teixeira, zona leste. No local, os policiais encontraram quatro motos e três carros, todos com restrição de roubo. O terreno pertencente a José de Arimateia da Silva Souza, que é motorista terceirizado da Polícia Civil. Ele prestou depoimento na sexta-feira no 30º Distrito Integrado de Polícia e disse que alugava o terreno para terceiros e não tinha conhecimento do crime.

No Monte das Oliveiras, uma mulher foi presa por policiais durante apuração de denúncia de desmanche de uma moto. O veículo estava sendo desmontado quando os policiais chegaram.

Prisões – Cinco pessoas foram presas suspeitas de envolvimento em assaltos na capital. No Conjunto Francisca Mendes, zona norte, a polícia prendeu Jussara da Silva Ferreira, 20, por suspeita de participar, ao lado de outro infrator, de um roubo praticado a linha 058. A detenção ocorreu na sexta-feira, às 14h50. O outro suspeito conseguiu fugir. No sábado, às 20h, policiais militares prenderam Breno de Aguiar Ferreira, 28, e Daniel Santos da Costa Gonçalves, 22, pelo roubo praticado na linha 029. Três celulares foram recuperados.

No Tancredo Neves, zona leste, Matheus da Silva Souza, 19, e Cleisson Monteiro da Silva, 24, foram presos enquanto faziam roubos em uma moto. Com eles, os policiais apreenderam dois celulares e oito capas de telefone.

Policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) prenderam Alan Jhone Bezerra da Conceição, 28, e apreenderam uma arma caseira calibre 28, após denúncia anônima. O fato ocorreu na rua Goiaba, Monte das Oliveiras.

Na avenida Lourenço Braga, Centro, zona sul, Gabriel da Cruz Ferreira, 20, foi preso na sexta por um mandado judicial em aberto.

Homicida preso – Dois infratores foram presos sob a acusação de homicídio e tentativa de homicídio neste fim de semana. No sábado, o acusado Ronaldo Pereira da Silva, 31, foi preso pela morte de Antônio Benício da Silva, 55, com três facadas. O crime ocorreu na rua 26 de Agosto, Cidade Nova, zona norte, por volta das 20h50. O caso foi registrado no 6º DIP.

Na madrugada deste domingo, às 3h50, o infrator Diego Nunes Santa, 18, foi detido por seguranças de uma casa noturna localizada na rua Lobo D’Almada, no Centro, após tentar matar uma profissional do sexo no banheiro. Ele bateu na mulher com a tampa da descarga.

FOTO: DIVULGAÇÃO