27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Forte chuva que atingiu Manaus nesta quinta-feira (19/03) causa estragos

Cinco ocorrências foram registradas e prontamente atendidas nesta quinta-feira (19/03), pela Defesa Civil da Prefeitura de Manaus, ocasionadas pela forte chuva que atinge a capital amazonense. O primeiro balanço foi fechado às 16h pela Central de Emergência 199.

Foram registradas duas ocorrências de desabamento de residência (parcial e total) no conjunto Manoa, na Cidade Nova, zona Norte, e no São José Operário, zona Leste. De acordo com a equipe técnica do órgão a situação no Manoa foi ocasionada por um deslizamento de barranco. A família foi atendida e inserida no programa Auxílio-Aluguel, da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Assistência Social (Semasc).

Também foram registradas duas ocorrências de deslizamentos, nos bairros Grande Vitória e Santa Etelvina; e um desabamento de muro, no Nova Vitória.

Monitoramento

Conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva até o último sábado, 14, foi de 15 milímetros para a cidade de Manaus.

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.

Texto – Janaina Karla / Defesa Civil

Foto – Divulgação / Defesa Civil

spot_img