26.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Frempeei leva formalização gratuita a empreendedores do bairro Mutirão nesta terça-feira (28)

A Frente Parlamentar dos Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedor Individual do Amazonas (Frempeei), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realiza nesta terça-feira, dia 28, a 2ª. Ação Empreendedora de 2015. Desta vez, o evento será realizado no Centro de Convivência da Família ARAR, localizado na rua Penetração, S/N, bairro Mutirão, zona Norte da capital, das 15h às 17h. A ação visa facilitar a formalização gratuita dos empreendedores individuais daquela área.

O deputado Adjuto Afonso (PP), presidente da Frempeei, explica que no decorrer deste ano de 2015, a Frente Parlamentar vai levar a ação às demais zonas da capital e também ao interior do Estado, no sentido de fortalecer o segmento, que representa fomento na economia do Estado.

“Na primeira ação, que ocorreu em fevereiro deste ano, nós anunciamos que a ação deveria se estender para os bairros e também aos municípios, como forma de atender esses profissionais que desejam formalizar suas atividades. A Frempeei tem por finalidade apoiar o pequeno e o médio empresário, além do empreendedor individual. Entendemos que é um segmento importante e estratégico na atual conjuntura econômica do país, que se caracteriza como uma alternativa de renda, e que necessita de fortalecimento, precisa de apoio, seja na área de crédito e até no repasse correto das informações para trazer essas pessoas para o mercado formal”, disse o deputado.

A formalização, que seguirá orientações dos técnicos da Frempeei, garante direito à aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade, além de acesso facilitado ao crédito, oportunizando o crescimento do negócio do empreendedor.

Podem se formalizar os seguintes profissionais: encanador, eletricista, costureira, manicure, pedreiro, doceira, pipoqueiro, cabeleireiro, marceneiro, mecânico, artesão, veterinário, feirante ou vendedor ambulante. O empreendedor que deseja se formalizar deverá estar munido com RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência e IPTU.

Durante o evento, os participantes receberão, ainda, orientações sobre acesso à linha de crédito, com dicas da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O Banco do Povo será um dos temas em questão, trata-se de um programa estadual de microcrédito, lançado pelo governo do Estado, direcionado para quem tem pequeno negócio, e que se apresenta de forma estratégica junto ao empreendedor individual formalizado.

A primeira ação aconteceu no dia 27 de fevereiro, no Auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam), e reuniu 150 empreendedores individuais.

Frempeei – A Frente Parlamentar foi criada em 2009, na Aleam, com a finalidade de orientar, formalizar e oferecer conhecimento sobre empreendedorismo, auxiliando os trabalhadores formais, e fazendo, inclusive, a Declaração de Imposto de Renda dos individuais. A Frempeei tem como presidente o deputado estadual Adjuto Afonso e vice-presidente o deputado estadual Luiz Castro (PPS).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui