26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Fucapi abre inscrições gratuitas para Workshop de Certificação Ambiental de Equipamentos Eletroeletrônicos

Manaus vai sediar, no próximo dia 30 de agosto, o Workshop Rede PDE Sibratec – Certificação Ambiental de Equipamentos Eletroeletrônicos, na Fucapi, das 8h30 às 17h30. O evento tem inscrições gratuitas que podem ser feitas até dia 29/08 mediante preenchimento de uma ficha de inscrição no link : https://goo.gl/PyeM7u ou enviando solicitação para os emails: [email protected] e [email protected].

O Workshop busca reunir representantes da indústria, academia, governo e sociedade civil. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (92) 2127-3036 ou 2127-3296. O evento contará com a participação de palestrantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), Inmetro, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O workshop é uma iniciativa da Rede de Produtos e Dispositivos Eletroeletrônicos (PDE) do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) em coordenação com o Centro de Tecnologia Renato Acher (CTI) e Fucapi. Além disso, terá a participação de importantes laboratórios nacionais como Instituto Paulista de Tecnologia (IPT), Labelo/PUC-RS e INT.

Sobre a importância do evento, o coordenador do projeto RoHS da Rede Sibratec de Dispositivo, José Rocha, alerta que a diretiva europeia RoHS (Restriction of Hazardous Substances) que limita o uso de certas substâncias perigosas em Equipamentos Eletroeletrônicos (EEE), afetou o complexo eletroeletrônico no Brasil.

“O setor se vê obrigado a adaptar seus processos produtivos, sob pena de não mais exportar para o continente Europeu ou para outros mercados que também adotam diretrizes semelhantes à RoHS”, explicou. Por isso, na visão de Rocha, é fundamental discutir sobre o que ainda precisa ser feito pelos órgãos governamentais para apoiar as empresas na adaptação de seus processos aos requisitos da Diretiva.

Segundo o coordenador do Centro de Laboratórios da Fucapi, Ademir Lourenço, o workshop busca debater a luz das legislações e boas práticas ambientais as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas brasileiras na adequação de seus processos aos requisitos ambientais. “Iremos debater, dentre outros temas, como auxiliar o poder público na formulação de políticas visando à redução ou a restrição do uso de substâncias perigosas em processos produtivos e produtos”, disse.

A gerente de qualidade do Laboratório, Hyelen Gouvêa, ressaltou que a Fucapi conta com uma completa infraestrutura laboratorial que abrange os Laboratórios de Ensaios Técnicos e Climáticos, de Metrologia Dimensional, Central-Analítica que apoia os Ensaios Químicos e Físico-Químicos e nos Ensaios dos Requisitos da Diretiva RoHS, inclusive na determinação de Ftalatos. “A missão da Fucapi, no contexto do projeto da REDE PDE SIBRATEC é implantar uma infraestrutura laboratorial para oferecer serviços de monitoramento desses parâmetros ambientais para a indústria da região norte, de forma acreditada”, afirmou.

Saiba mais

No Brasil, não há uma legislação semelhante à RoHS, porém, os requisitos da Diretiva são exigidos nos processos governamentais de compras sustentáveis, o que limita a participação em um mercado que movimenta cifras bilionárias no País, estimadas em torno de 10% do PIB, das empresas que ainda não adotaram os requisitos de sustentabilidade em seus produtos.

A adequação aos requisitos RoHS representa um desafio tecnológico para as grandes empresas exportadoras, que necessitaram buscar por novas alternativas de processos e materiais, e adequar toda sua cadeia de suprimentos, em um processo de transferência de responsabilidades, visando minimizar o risco de receberem insumos contendo as substâncias controladas pela Diretiva.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui