24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Funai divulga imagens de tribos indígenas isoladas no AM

A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou imagens que apontam evidências de índios isolados na região do Vale do Javari, no Amazonas, fronteira entre o Brasil e o Peru. Os registros feitos de drone foram divulgadas na terça-feira (21).

De acordo com o órgão, a região é de difícil acesso. A equipe percorreu mais de 180 km pelos rios da região, além de caminhonetes por estradas de terra, motos em trilhas fechadas e outros 120 km a pé dentro de mata fechada.

Funai informou que não foi possível identificar a etnia dos indígenas, já que não houve contato direto com o grupo. Por meio dos registros, foi certificado que há evidências de índios isolados na região.

As imagens foram realizadas em 2017 durante uma das expedições do projeto “Monitoramento da Presença de Índios Isolados no Rio Juruazinho”. A última visita na área ocorreu entre os dias 16 de julho e 1º de agosto. Conforme a Funai, o objetivo foi cumprir trabalho de proteção de índios isolados.

A área onde as imagens foram feitas corresponde ao limite sul da Terra Indígena (TI) Vale do Javari e norte da Terra Indígena Mawetek, que é o segundo maior do país e está situado no sudoeste do Amazonas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui