As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Funasa inaugura unidade de tratamento de água em comunidade quilombola de Barreirinha

Nesta terça-feira (23), a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), inaugurou mais uma unidade de captação e tratamento de água em comunidades da zona rural. Cerca de 200 habitantes da comunidade quilombola Trindade, em Barreirinha, serão beneficiados com a unidade da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA-z).

De acordo com o superintendente da Funasa no Amazonas, Wenderson Monteiro, a medida garante o acesso a água limpa e saúde, fazendo com que a comunidade tenha mais qualidade de vida para todos os seus habitantes. “A Fundação tem como objetivo atender todas as regiões do país e ampliar a cobertura de abastecimento de água, as comunidades quilombolas tem lugar de destaque no programa”, afirmou.

Na inauguração, contou com a presença do prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, vereadores, secretários municipais, representantes da Defesa Civil e técnicos de saneamento e saúde.

Além de apoiar técnica e financeiramente municípios com até 50 mil habitantes, a Funasa é o órgão no âmbito do Governo Federal responsável pela implementação de ações de saneamento em áreas rurais de todos os municípios brasileiros, inclusive no atendimento ás populações remanescentes de quilombos. Para o atendimento das Comunidades Quilombolas, utiliza-se como critério de seleção comunidades que sejam certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Foto: Divulgação

você pode gostar também