27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

FUnATI expande serviço de TeleConsulta aos idosos de Manaus

Serviço será oferecido, durante o mês de outubro, para toda a população idosa da capital

Para celebrar o dia nacional do idoso, comemorado em 1˚ de outubro, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade – FUnATI, em parceria com o Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), expande seu serviço de TeleConsulta para toda a população idosa de Manaus. O atendimento estará disponível via WhatsApp (92) 98431-2601, durante todo o mês de outubro, para pessoas a partir de 60 anos de idade.

O programa TeleSaúde FUnATI foi lançado há 4 meses para atender as demandas de saúde e prevenção durante a pandemia e já realizou mais de 800 atendimentos com alunos cadastrados da instituição. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar da Policlínica Gerontológica da FUnATI, que é composta por profissionais como médicos com especialidade em geriatria e clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e assistente social. Eles estarão à disposição para esclarecer e orientar sobre os cuidados com o coronavírus e também dar continuidade aos atendimentos de doenças pré-existentes como diabetes e hipertensão.

Como funciona – Para acessar o serviço, basta enviar uma mensagem para o canal de atendimento disponibilizado somente via WhatsApp (92) 98431-2601, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O usuário passará por uma triagem inicial, informando seu nome completo, CPF, número da carteira do SUS, data de nascimento e o motivo do atendimento. O primeiro contato será realizado por um profissional enfermeiro que fará a análise das solicitações para posteriormente encaminhar à equipe especializada da Policlínica Gerontológica da FUnATI.

O serviço conta com o apoio do Núcleo Técnico e Científico de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas, que segue as recomendações do Conselho Federal de Medicina, responsável por regular as práticas de telemedicina no Brasil.

A coordenadora da Policlínica Gerontológica da FUnATI, Vanusa Nascimento, destaca que, durante o período de pico da pandemia, o isolamento e o medo provocaram crises de ansiedade nos alunos e o atendimento psicossocial foi fundamental para dar assistência e manutenção da qualidade de vida conquistada pela FUnATI. “Com o apoio de toda a equipe, conseguimos acompanhar as condições de saúde dos nossos idosos neste momento tão delicado para esta faixa etária e conseguimos minimizar alguns impactos prestando informações e orientações sobre saúde”, esclareceu Vanusa.

De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Esteves Ribeiro, o uso da tecnologia pelos idosos já era uma realidade dos alunos que costumavam realizar cursos digitais na instituição e a TeleConsulta foi mais um avanço para garantir o apoio aos mais de 3 mil alunos matriculados na FUnATI. “Envelhecer com qualidade sempre foi nossa missão maior como instituição e neste mês de comemorações ao idoso, vamos oferecer este serviço a todos os idosos de Manaus, com meta de expandir para o interior até o final de ano”, destacou.

Foto: Arthur Castro/Secom

spot_img