As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Fundação Alfredo da Mata seleciona 15 bolsistas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de bolsistas para o Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Alfredo da Matta – 2019/2020 (Paic/Fuam). As inscrições iniciaram na segunda-feira (24/06) e seguem até a próxima sexta-feira, 28 de junho.

Neste ano, serão oferecidas 15 bolsas de iniciação científica, sete a mais que em 2018; financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por um período de 12 meses, a partir do mês de agosto de 2019.

Os interessados devem fazer a inscrição por via eletrônica, através do e-mail [email protected], anexando a ficha de inscrição disponível no site da Fuam (www.fuam.am.gov.br/pesquisa/paic), juntamente com todos os documentos relacionados no item 4.2.1 do Edital 01/2019, Fundação “Alfredo da Matta”, também disponível no site.

Requisitos

Dentre os requisitos, o candidato deve ser estudante de curso de graduação, regularmente matriculado em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no Estado do Amazonas, não possuir vínculo empregatício nem ser beneficiário de bolsa concedida por qualquer instituição de fomento, além de já ter cursado o primeiro período de seu curso e não estar estudando nos dois últimos períodos na data de ingresso no Paic/Fuam. No caso de estudantes de medicina, não podem estar cursando os quatro últimos períodos e devem, preferencialmente, já ter cursado a disciplina Dermatologia.

O candidato também precisa possuir cadastro no sistema de currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / CNPQ (http://lattes.cnpq.br) e cadastro no Banco de Pesquisadores da Fapeam (http://sig.fapeam.am.gov.br) atualizados no máximo a um mês da data de inscrição.

Após a divulgação do resultado preliminar, previsto para o dia 2 de julho, os candidatos têm até o dia 3 de julho para pedirem reconsideração do resultado. O resultado final será divulgado ainda no dia 3 de julho. Os aprovados devem comparecer à Fundação Alfredo da Matta no dia 4 de julho, no horário de 8 às 12 horas, para entrega do Formulário do Plano de Atividades do Bolsista, preenchido on line no cadastro pessoal do bolsista no site do Banco de Pesquisadores da Fapeam, o SIGFAPEAM (http://sig.fapeam.am.gov.br/) e assinar o termo de Compromisso e Responsabilidade do Bolsista.

Sobre o Paic

O Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) foi implantado na Fuam com o apoio do Governo do Amazonas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). O convênio entre as instituições prevê a concessão de bolsas de iniciação científica para estudantes por um período de 12 meses.

Os principais objetivos do Programa é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes de graduação; fortalecer os grupos de pesquisa da Fuam; estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas; proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e promover a cooperação científica entre a Fuam e instituições de Ensino Superior do Amazonas.

você pode gostar também