27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Fundação Alfredo da Matta celebra 64 anos com lançamento de publicações e inauguração

Solenidade contará com a presença do vice-governador Carlos Almeida e de servidores da instituição

Para celebrar seus 64 anos de existência, a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realiza na próxima quarta-feira (28/08), a partir das 10h, no Auditório Damião Litaiff, localizado na sede da Fundação, no bairro Cachoeirinha, uma solenidade que será marcada pelo lançamento de publicações, inauguração de área de atendimento farmacêutico e apresentação oficial de novos projetos da instituição. O evento contará com a presença do vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida.

Durante a solenidade, acontecerá o lançamento do Guia do Componente Especializado da Atenção Farmacêutica (Ceaf), do Boletim Epidemiológico 2018 e do Informe Institucional. As publicações que trazem importantes informações relativas à fundação amazonense, que atua na assistência, ensino, pesquisa e treinamento, extensão, prevenção e tratamento de doenças dermatológicas e sexualmente transmissíveis.

Também como parte da solenidade de aniversário, acontecerá o lançamento oficial do Projeto Apeli – Ação para Eliminação da Hanseníase e a inauguração da Farmácia Clínica do Ceaf, área de atendimento que foi reformulada e planejada para realização de atendimento farmacoterapêutico aos usuários que recebem medicamentos na Fuam.

Lançamento de publicações – Anualmente a Fuam publica o seu Boletim Epidemiológico, sempre com dados referentes ao ano anterior, após fechamento de dados estatísticos. Este ano, o Boletim Epidemiológico 2018 é um dos lançamentos que acontece na solenidade de aniversário e traz importantes dados sobre a saúde pública no Amazonas, no que compete à Fundação Alfredo da Matta.

Dados como o número de casos de hanseníase detectados em 2018 e demais dados relacionados às doenças dermatológicas e infecções sexualmente transmissíveis (IST) são apresentados nesta publicação, que serve de guia para planejamento de ações no combate à hanseníase e de atendimento da instituição.

O Informe Institucional traz detalhamento de informações como histórico e setores da instituição, com resumo de suas atividades e produtividade; já o Guia do Componente Especializado da Atenção Farmacêutica (Ceaf) é uma publicação que traz orientações sobre a dispensação destes medicamentos (Ceaf), antes conhecidos como medicamentos de alto custo.

Os medicamentos que fazem parte do Ceaf passaram a ser dispensados diretamente da Farmácia da Fuam, em caráter experimental, no mês de julho, e agora, em agosto, em sua integralidade. Assim, os pacientes que utilizam estes medicamentos não terão mais a necessidade de se deslocar até a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) para recebê-los: todo processo será realizado na Fuam.

O lançamento do Guia faz parte do pacote de ações realizadas pelo Alfredo da Matta para o pleno funcionamento do serviço de dispensação dos medicamentos do Ceaf na instituição, que passa a ser a primeira fundação a descentralizar o serviço e ofertar a seus pacientes a comodidade de receber os medicamentos diretamente na Farmácia da Fundação.

Projeto Apeli – O ponto alto da programação dos 64 anos da Fundação Alfredo da Matta deve ficar por conta do lançamento oficial do Projeto Apeli – Ação para Eliminação da Hanseníase. Segundo o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, a iniciativa vai levar ao interior do estado do Amazonas uma frente de ação importante para o combate à hanseníase e outras doenças dermatológicas.

“Embora o projeto priorize a hanseníase, demais doenças dermatológicas e na área da venereologia serão cobertas; vamos examinar a população da sede do município, da área rural, indígenas, escolares e contatos de pacientes”, explica o diretor-presidente.

Fazer diagnóstico precoce, com busca ativa na comunidade e especialmente nos contatos de um paciente, serão alguns dos objetivos do projeto, que já tem data para ter início. De 30 de setembro a 15 de outubro, um projeto piloto será posto em prática no município de Autazes, município da Região Metropolitana de Manaus. Serão quatro equipes de trabalho, com pelo menos 25 profissionais da Fuam atuando em várias frentes de trabalho, incluindo atendimento em área indígena.

Dedicação à saúde da população – A Fuam há 64 anos se dedica à população amazonense, realizando assistência, ensino e pesquisa. A instituição é centro de referência nacional e internacional para controle e combate à hanseníase, além de ser credenciada como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OMS/Opas) para Controle, Treinamento e Pesquisa em Hanseníase para as Américas.

Segundo Ronaldo Amazonas, a instituição tem exercido um papel de destaque em defesa da saúde pública, ao longo dos seus 64 anos de existência. “As várias etapas de vida da Fundação, sua excelente atuação no programa de dermatologia sanitária e venereologia, a biografia de seu patrono – Dr. Alfredo da Matta –, o zelo de seus servidores, além de dados estatísticos gerados por suas ações são orgulho para seus servidores, e com certeza para os usuários do SUS, nossos maiores bens”, finaliza o diretor-presidente.

FOTO: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui