25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Fundação Alfredo da Matta realiza XI Jornada de Iniciação Científica

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realiza na segunda-feira (26/08), a partir das 8h, no Auditório Damião Litaiff, a sua XI Jornada de Iniciação Científica. O evento faz parte da programação anual do Programa de Apoio à Iniciação Científica da instituição (Paic/Fuam) e das comemorações pelos 64 anos da Fundação.

A Jornada terá início com a conferência “A Pesquisa em Dermatologia na Fundação Alfredo da Matta”, que será apresentada pela médica dermatologista Dra. Monica Santos. Com este tema, a médica apresentará um panorama sobre as principais atividades de pesquisa realizadas na instituição, que é reconhecida como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde (OMS/Opas) para treinamento e pesquisa em hanseníase para as Américas.

Além da conferência de abertura, este será o momento de apresentação dos resultados finais dos projetos de pesquisas dos bolsistas do Paic/Fuam – Turma 2018/2019. No total, nove bolsistas apresentarão seus projetos, abordando temas como reações hansênicas, perfil clínico-epidemiológico de pacientes com câncer de pele, vigilância epidemiológica de contatos de hanseníase, resistência medicamentosa em pacientes com hanseníase, evolução clínica de pacientes com hanseníase submetidos a neurólise, aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos dos pacientes com psoríase em tratamento com imunobiológicos, dentre outros.

Os bolsistas são estudantes de graduação, aprovados em seleção para realizar estudos relacionadas às áreas de atendimento da Fundação Alfredo da Matta, e tiveram como orientadores profissionais-pesquisadores da instituição, mestres e doutores.

O Paic/Fuam tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), financiadora das bolsas oferecidas aos estudantes. Ao final do período de um ano, os bolsistas têm o compromisso de apresentar o resultado de suas pesquisas.

O Programa tem entre seus objetivos despertar a vocação científica entre estudantes de graduação, ao mesmo tempo em que visa fortalecer os grupos de pesquisa existentes na Fuam. Assim, espera-se estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas, proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e promover a cooperação científica entre a Fundação e instituições de ensino superior do Amazonas.

Com a finalização dos projetos dos bolsistas do período 2018-2019, um novo grupo de bolsistas iniciará suas atividades: no primeiro semestre deste ano foram selecionados 15 bolsistas, que irão desenvolver seus projetos de pesquisa no período de 2019 a 2020.

As apresentações dos projetos estão programadas para iniciar às 10h e contarão com banca avaliadora. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, não necessitando de prévia inscrição.

Confira a lista com as apresentações:

PROGRAMAÇÃO

Apresentação de bolsistas

Pesquisa: Estudo das reações hansênicas pós-alta em um centro de referência, Manaus/AM.

Orientador: MsC Silmara Pennini

Bolsista: Carlos Eduardo Colares Soares

Pesquisa: Perfil clínico-epidemiológico de pacientes com câncer de pele atendidos em um centro de dermatologia de Manaus no período de junho de 2016 a junho de 2018

Orientador: Drª Mônica Santos

Bolsista: Fabiana do Couto Valle Albuquerque

Pesquisa: Vigilância epidemiológica de contatos domiciliares de casos de hanseníase na Fundação Alfredo da Matta

Orientador: Drª Jacqueline Sachett

Bolsista: Huxlan Beckman de Lima

Pesquisa: Status sérico de vitamina D3 e a conversão em forma ativa em pacientes com doenças de pele atendidos na Fundação Alfredo da Matta

Orientador: MsC Marina Valente

Bolsista: Letícia Ingrid Ramos Rossy

Pesquisa: Avaliação da resistência medicamentosa primária em pacientes com hanseníase atendidos na Fundação “Alfredo da Matta” (FUAM), Manaus/AM.

Orientador: MsC Cynthia Ferreira

Bolsista: Luis Felipe Rodrigues Pinheiro Brito

Pesquisa: Avaliação do PCR em Tempo Real na detecção do DNA do M. leprae em amostras de sangue de pacientes diagnosticados com hanseníase

Orientador: MsC André Leturiondo

Bolsista: Michele Carvalho do Espirito Santo

Pesquisa: Avaliação da evolução clínica de pacientes com hanseníase submetidos a neurólise em um Centro de Referência na cidade de Manaus/AM.

Orientador: MsC Silmara Pennini

Bolsista: Pedro Arthur da Rocha Ribas

Pesquisa: Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos dos pacientes com psoríase em tratamento com imunobiológicos atendidos na Fundação Alfredo da Matta no período de julho 2016 a julho de 2018

Orientador: Drª Mônica Santos

Bolsista: Tainá Machado Aguiar Portela

Pesquisa: Limitações de atividades e deficiências em hanseníase: Uso da Escala Salsa

Orientador: Drª Valderiza Pedrosa

Bolsista: Beatriz Mella Soares Pessôa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui