26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Fundação Cecon realiza 24ª Semana de Enfermagem, oferecendo ciclo de palestras on-line

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, neste mês de maio, a 24ª Semana de Enfermagem da instituição. Com o tema “O trabalho da enfermagem oncológica no contexto da crise”, será realizado um ciclo de palestras on-line gratuito, no dia 19.

A Semana de Enfermagem é realizada pela FCecon, com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) Seção Amazonas, faz parte da 71ª Semana Amazonense de Enfermagem, e terá oito palestras. O evento iniciará às 9h e terminará às 17h, podendo ser acompanhado por plataforma virtual.

Conhecimento – Segundo uma das organizadoras do evento, enfermeira oncologista Júlia Mônica Benevides, a Semana de Enfermagem é realizada para atualizar conhecimentos de assistência de enfermagem ao paciente oncológico, capacitando continuamente a equipe da unidade hospitalar.

“A Fundação Cecon, seguindo a linha no contexto das melhorias da assistência ao paciente oncológico, tem, nesses 24 anos, junto com a Aben-Seção Amazonas, realizado a Semana de Enfermagem FCecon, através de palestras, encontros científicos e eventos, homenageando a sua equipe como meio de mostrar nossas ações, bem como atualizar o que há de mais moderno na assistência de enfermagem ao paciente oncológico”, destaca Benevides.

Palestras – No período da manhã, os profissionais poderão assistir às palestras “Gerenciamento do risco jurídico na assistência à saúde: a importância da enfermagem”; “Enfermagem e Educação em Saúde: os 7 saberes necessários”; “O dimensionamento de pessoal de enfermagem em oncologia na pandemia de Covid-19”; e “Ações baseadas em evidências para o enfrentamento da Covid-19 em hospital de câncer do Amazonas”.

Já no período da tarde, as palestras são: “A enfermagem oncológica no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil”; “Navegação de Pacientes em tempos de crise: estratégia eficaz?”; “As consequências da pandemia para os profissionais que fazem acompanhamento psicológico no SESMT da FCecon”; e “Extravasamento de antineoplásicos: o que há de novo?”.

As palestras serão ministradas por profissionais de saúde da FCecon e de outros estados, como a presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO), enfermeira oncologista Raquel Ramos.

Inscrições – Para participar, os profissionais de saúde e estudantes da área devem se inscrever no link www.aben-am.org.br/82sben, até o dia do ciclo de palestras. Os inscritos receberão, por e-mail, um link de acesso à plataforma virtual para acompanhar as apresentações. A participação no evento valerá certificado.

Transmissão – A FCecon também vai disponibilizar aos profissionais da instituição a transmissão das palestras direto do auditório Dr. João Batista Baldino, no 3º andar da unidade, das 9h às 17h, no dia do evento.

FOTO: Lucas Silva/Secom

spot_img